Evento Odoo 12 – “Acreditamos no Open Source”

Por: André Paula
Tempo de leitura: 3 min

Foi com expectativa que assisti a apresentação do Odoo 12 em Lisboa no dia 06 de Junho, por convite da Rita Santos da Arxi, que demonstrou, uma vez mais acessibilidade e características de liderança bem evidentes, não só pela união por parte dos membros de toda a equipa, como pelo crescimento da empresa, sendo actualmente Partner Silver em Portugal do Odoo, destacando-se por ser uma empresa construtiva e não passiva, acompanhando os projectos que têm e mantendo assim os clientes.
Assisti a apresentações bem preparadas, como foi o caso do Gabriel Morais que trabalha em Bruxelas, que falou um pouco sobre a historia do Odoo, das suas vantagens por dizer que “O Odoo reduz tarefas administrativas, aumentando assim as vendas, impulsionando o marketing e isso tem resultado em parcerias com grandes empresas que têm apostado na plataforma”. Sendo o core open source, é um ponto forte que tem contribuído para o seu desenvolvimento e por isso a frase “Acreditamos no Open Source” teve destaque na apresentação.

 

Melhorias na versão 12

As melhorias desta nova versão são bem evidentes, como por exemplo: o sistema de gestão de documentos tem um novo visual, adição de novas formas de pagamentos como Alipay, importar imagem de produtos por url, um chat bot, pagamentos SEPA do banco dos clientes via QR code, melhoria na reconciliação de contas, melhor optimização do código base e os dois pontos em destaque na apresentação por parte do João Monjardino foi o suporte para multi-website e Iot Box, este ultimo com foco na industria.

Conclusão

O Odoo é claramente uma plataforma que trás vantagens pela sua eficiência, palavra que foi usada por João Monjardino para a descrever, no entanto, não é para todas a realidades empresariais, mas é sim, uma porta de entrada para expandir e consolidar qualquer negocio que a use, com soluções à medida desenvolvidas por parceiros como é o caso da Arxi. Infelizmente o marketing ainda não é o suficiente para que mais pessoas conheçam esta plataforma, mas ficou evidente neste evento, a necessidade de chegar ao mercado português, com medidas a serem desenvolvidas por parte do Gabriel Morais e João Monjardino.

(Algumas fotos foram tiradas por Clément Watthez Project Manager Odoo)

Seguir:
Estar sempre actualizado com as novidades tecnológicas é para mim importante, em especial com tudo o que esteja relacionado com open source, linux e software livre, por isso tenho um podcast e escrevo sobre estes temas.
Exit mobile version