Ericsson Mobility Report: adesão ao 5G cresce acima das expectativas

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min

A edição de Junho de 2019 do Ericsson Mobility Report prevê que o 5G atinja um total de 1,9 mil milhões de subscrições (uma subida em relação aos 1,5 mil milhões mencionados na edição de Novembro de 2018), o que representa um aumento de quase 27%.

Espera-se que a cobertura de 5G abranja 45% da população mundial até ao fim de 2024. E tal pode chegar mesmo aos 65%, uma vez que a tecnologia de partilha possibilita a implementação do 5G em bandas de frequência LTE.

Fornecedores de serviços de comunicações dos mais variados mercados mudaram para o 5G na sequência do lançamento de smartphones compatíveis com a rede. Em alguns mercados, estão também a ser definidos objectivos mais ambiciosos para uma cobertura populacional até 90% no primeiro ano.

É expectável que a adesão a subscrições de 5G seja mais rápida nos EUA, com cerca de 63% das subscrições móveis antecipadas nesta região a ter origem no 5G, até 2024. Segue-se o nordeste asiático (47%), enquanto a Europa ficará em terceiro lugar neste ranking (40%).

O tráfego total de dados móveis continuou a disparar a nível global no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 82% face ao ano anterior. Existem mil milhões de ligações móveis de IoT a nível global, um número que se espera aumentar para 4,1 mil milhões até ao fim de 2024, dos quais 45% são representados por IoT em massa.

Fredrik Jejdling, Vice-presidente Executivo e Responsável de Redes da Ericsson, afirmou: “O 5G está, definitivamente, a crescer, e a ritmo cada vez mais forte, o que reflecte o entusiasmo dos fornecedores de serviços e dos consumidores em relação à tecnologia. O 5G terá um impacto positivo nas vidas das pessoas e nos negócios, concretizando ganhos para além da IoT e da Quarta Revolução Industrial. Contudo, os benefícios totais do 5G apenas podem ser sentidos juntamente com o estabelecimento de um ecossistema sólido, no qual parceiros tecnológicos, regulamentares, de segurança e da indústria tenham um papel a desempenhar”.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version