EaseUS Partition Master Professional 13.5

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 3 min

Numa altura em que a EaseUS está a comemorar o seu 14º aniversário, chega-nos mais uma versão de uma das suas mais importantes ferramentas, o EaseUS Partition Master Professional. Face à última versão que testámos (EaseUS Partition Master Professional 12.10), o Partition Master Professional recebeu uma nova interface gráfica, mais simples e intuitiva, a possibilidade de regressarmos ao ponto de origem do processo para evitar danos nos dados caso o processo de alteração da partição tenha sido abruptamente interrompido, melhorias significativas no processo de clonagem e de recuperação de partições, bem como a possibilidade de criação de um disco de arranque WinPE com suporte para múltiplos idiomas.

De resto, mantém-se inalteradas as funcionalidades desta ferramenta da EaseUS, como a possibilidade de gestão de discos rígidos e unidades SSD, bem como as suas partições. Poderá usar o Partition Master Professional para clonar discos e partições, recuperar partições, alterar o espaço disponível nas partições, verificar partições ao inspeccionar a integridade dos dados na mesma, ocultar ou limpar a partição, bem como alterar a letra da unidade e o tipo de partição (MBR para GPT, por exemplo) de forma imediata.

Existem ainda ferramentas adicionais que permitem efectuar uma optimização do sistema, através da limpeza da reciclagem, limpeza de arquivos grandes e optimização de disco (não recomendável em unidades SSD). Embora esteja indicada a presença de ferramentas para recuperação de dados e backup de dados, estes são meras ligações para outras ferramentas da EaseUS Software, nomeadamente o EaseUS Data Recovery Wizard Professional e EaseUS Todo Backup, respectivamente.

Como habitual, só poderá tirar total partido de todas as funcionalidades desta ferramenta caso compre a versão Profissional, que tem um custo de $39.95 para uma licença para um só computador. Se desejar utilizar esta ferramenta em servidores (suporta Windows Server 2003/2008/2012/2016 e Home Server), permitindo reparar volumes em sistemas RAID-5, terá que adquirir uma licença para a versão Server ($159,00). Já a versão ilimitada, que permite a sua utilização em múltiplos computadores e servidores, tem um custo mais elevado de $399.

Exit mobile version