Dicas da Exclusive Networks para proteger-se de ciberataques

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

A Exclusive Networks, distribuidor de valor acrescentado (VAD), divulgou uma lista de recomendações para se proteger dos ciberataques.

Os computadores, assim como os smartphones e tablets, suportam cada vez mais o uso de gestores de passwords. De preferência, encontre um gestor de passwords que ofereça autenticação de dois factores.

Numa residência, o ponto comum entre os computadores, smartphones, tablets e dispositivos IoT, quase sempre é o router e a conectividade Wi-Fi. Mais uma vez, a password deverá ser bem escolhida, complexa e irrevogável. Também aqui um gestor de passwords pode ajudar. Pode considerar configurá-lo para não transmitir também o SSID: isso pode dificultar um pouco a adição de dispositivos, mas significa que é ainda mais difícil para as pessoas tentarem entrar na rede doméstica.

Smartwatches e dispositivos de fitness pessoais contam com alguns recursos que também estão disponíveis nos smartphones e tablets. O utilizador deve despender tempo para garantir que sabe quais as informações que estão a ser usadas e quais as contas na cloud com as quais esses dispositivos são sincronizados garantindo que têm passwords igualmente fortes.

Os hackers também estão interessados nas contas na cloud dos utilizadores de consolas de jogos. Aqui, novamente, é importante ter tempo para configurar passwords fortes. Além disso, muitas plataformas de jogos agora incluem um segundo meio de autenticação (normalmente um texto enviado para o dispositivo móvel): pode e deve habilitar isso, se possível.

Um recurso importante de diferenciação dos carros inteligentes é que geralmente têm sistemas de bloqueio e ignição (como um smartphone). O utilizador deve certificar-se de que todos os dispositivos inteligentes conectados são seguros, especialmente para proteger contra perda ou roubo.

Poucas pessoas gostam de aceder aos dispositivos para gerir as actualizações e as aplicações instaladas, mas a realidade é que isso não é apenas crítico para a segurança e privacidade, também é, às vezes, um processo que só pode ser feito manualmente.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version