Devolo Magic 1 WiFi

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Já analisámos, há algum tempo, o kit de rede powerline Magic 2, que oferece a possibilidade de criar redes Wi-Fi mesh e atinge velocidades máximas de 2,4 Mbps através da instalação eléctrica.

Chegou agora a vez do Magic 1, a versão mais barata deste sistema, num kit básico com dois adaptadores, ambos powerline: um tem apenas ligação de rede ethernet e o outro disponibiliza rede ethernet e Wi-Fi. A outra diferença para o modelo mais caro está na velocidade máxima que é possível atingir através das ligações ethernet e powerline. A ligação Wi-Fi também possibilita a criação de redes mesh e a velocidade mantém-se nos 867 Mbps a 5 GHz e nos 300 Mbps a 2,4 Ghz (mas a ligação ethernet só consegue chegar aos 100 Mbps e a powerline até 1200 Mbps). Claramente, este kit destina-se a pessoas que têm poucos dispositivos a ligarem-se simultaneamente à rede.

A criação da rede com o Devolo Magic é dos processos mais simples que se pode ter em dispositivos deste tipo: basta ligar um dos adaptadores junto ao router, ligar o router a uma das entradas ethernet do dispositivo, com o cabo fornecido, e depois encontrar uma tomada eléctrica no sítio onde quer ter acesso à Internet, ou num ponto da casa onde consegue saber que o sinal Wi-Fi chega a todo o lado. O resto é automático, já que os dois dispositivos estão pré-sincronizados e começam logo a comunicar entre si, para estabelecer a rede. Para o Wi-Fi, pode usar a rede que é criada por defeito ou utilizar a aplicação móvel da Devolo para a configurar à sua vontade.

Como é sabido, a velocidade das redes powerline dependem muito do estado (e idade) da instalação eléctrica, da quantidade de dispositivos que “injectam” ruído na rede (máquinas de lavar ou microondas, por exemplo) e da distância. Por isso, esqueça os 1200 Mbps. Realisticamente, numa instalação típica e mais ou menos “limpa”, consegue chegar-se aos 600 ou 700 Mbps. Foi isto mesmo que aconteceu na redacção: conseguimos velocidades médias de 680 Mbps utilizando powerline e Wi-Fi. Nas ligações através de cabo, “esgotámos” facilmente os 100 Mbps.


Distribuidor: Devolo

Site: devolo.pt

Preço: €149 (starter kit com dois adaptadores), €99 (adaptador em separado com Wi-Fi)


Ficha Técnica

Normas utilizadas: IEEE 802.3, IEEE 802.3u, IEEE 802.3x, IEEE 802.11 a, b, g, n, ac (2.4 / 5 GHz concurrent) , IEEE 1905.1, IEEE 802.3az, IEEE 802.1p, Auto MDI/X, HomeGrid Forum (HGF)
Velocidades máximas: Wi-Fi 867 (mbps, 2×2 MIMO/ 5 GHz), Wi-Fi 300 (mbps, 2×2 MIMO/ 2,4 GHz), Ethernet 10/100 (mbps), Powerline 1200 (mbps)
Segurança: WPA/WPA2, WPS PIN, WPS PBC, Wi-Fi Time Schedule, 128 Bit AES
Dimensões: 152 x 76 x 40 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version