Agência Espacial Europeia destaca Instituto Pedro Nunes como caso de sucesso

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
IPN/Present Technologies

O Instituto Pedro Nunes (IPN), que coordena em Portugal três iniciativas da Agência Espacial Europeia (ESA), foi convidado a estar presente, como caso de sucesso, na iniciativa ESA’s Business Applications Annual Conference em Toulouse, França.

No evento estão reunidos diversos players e especialistas do sector espacial europeu com o objectivo de fomentar parcerias e inspirar novas ideias de negócio.

Segundo Carlos Cerqueira, Director de Inovação do IPN e coordenador da ESA Space Solutions Portugal, “o investimento da ESA no nosso país tem tido, sem dúvida, um impacto muito significativo para o crescimento económico português, criando inovação, emprego e riqueza, em total alinhamento com a estratégia Portugal Espaço 2030”.

O centro de incubação de empresas da ESA em Portugal (ESA BIC Portugal), coordenado pelo IPN – e com pólos no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e na agência DNA Cascais -, apoia startups que transfiram tecnologia espacial para sectores terrestres e empresas que operem no mercado espacial comercial.

O IPN dinamiza também o programa de transferência de tecnologia da ESA (Technology Transfer Brokers), e é embaixador do programa ESA Business Applications, tendo já apoiado 11 projectos portugueses que utilizam activos espaciais.

Por ocasião da ESA’s Business Applications Annual Conference, o IPN deu conhecer ao ecossistema espacial internacional duas empresas portuguesas que, com o apoio da ESA e do IPN, transferiram tecnologia espacial para criar novos produtos e serviços em mercados terrestres: a Present Technologies e a Active Space Automation.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version