Adicione separadores ao Explorador de Ficheiros

Por: Mafalda Freire
Tempo de leitura: 5 min

Passo 1
A instalação do QTTabBar é um pouco complexa já que terá de usar uma versão mais antiga e, depois, fazer a actualização para a mais recente. Vá a bit.ly/2Z8VRh7 e clique em ‘QTTabBar ver 1038’ para fazer o download. Faça o unzip da pasta e instale o programa. No final terá de reiniciar o PC. Em seguida, regresse ao site do QTTabBar, seleccione o link ‘QTTabBar ver 1340′ e depois de descarregar o ficheiro, corra a app de actualização para começar a usar o programa.

 

Passo 2
Depois de instalado, o QTTabBar vai aparecer como uma extensão. Abra o Explorador de Ficheiros (combinação de teclas ‘Windows+E’) e, no separador ‘Ver’ > ‘Opções’, escolha ‘QT command bar’, ‘QT command bar 2’ e ‘QTTabBar’ para ver os ícones do programa.

 

Passo 3
Depois do passo 2, no topo vai ter os ícones que lhe permitem aceder às ‘Bibliotecas’, ao ‘PC’, ao ‘Painel de Controlo’, à ‘Linha de comandos’ e outros discos que tenha no computador, como por exemplo um SSD.

Para ter uma pasta num separador no Explorador de Ficheiros, seleccione-a, clique na mesma com o botão direito do rato e depois em ‘Open in new tab’ no topo do menu.

Tal como nos separadores dos browsers, pode arrastar e soltar os separadores para que os consiga ordenar. Além disso, se usar o botão direito do rato tem acesso a uma série de opções, entre as quais fechar o separador e mudar o nome.

 

Passo 4
Agora, vamos ensinar-lhe a agrupar separadores. Primeiro feche todos os que tem abertos e abra apenas aqueles que quer agrupar. Em seguida clique no ícone ‘Groups’ que tem a forma de estrela e em ‘’Create a Group from Active Tabs’ no menu dropdown. O grupo ficará disponível no menu e, se passar o rato pelo mesmo, pode ver todas as pastas existentes nesse separador.

 

Passo 5
Os ícones que estão à direita de ‘Groups’ vão permitir-lhe ter um acesso rápido às pastas e ficheiros. Aqui, tem opções para ver o histórico e os separadores recentes, abrir uma pasta como novo separador ou duplicar separadores. Já os ícones que têm uma cruz vermelha são para fechar todos os separadores, fechar o que estiver activo ou o que estiver à esquerda ou direita desse separador

O ícone da janela dá acesso ao um menu dropdown com diversas opções para copiar, entre elas o caminho e o nome da pasta.

 

Passo 6
Neste passo vamos personalizar as definições do programa para que se adaptem melhor às suas necessidades. Clique em ‘Options’ (roda dentada) e na nova janela que abre seleccione ‘Tab’ . Nesta área pode escolher em que sitio do Explorador de Ficheiros serão colocados os novos separadores, adicionar um sinal + que ao clicarmos insere um separador novo, como acontece com os browsers, entre outras opções. Depois basta fazer ‘Apply’ para gravar as alterações. Após esta modificação, sempre que clicar em ´+´ vê uma lista das pastas do PC para escolher a que quer adicionar ao Explorador de Ficheiros.

 

Passo 7
O QTTabBar tem também teclas de atalho que pode personalizar ao seu gosto. Para tal, vá novamente a ‘Options’, mas desta vez escolha ‘Keyboard Shortcuts’. A secção mostra todos os atalhos que o programa disponibiliza e deixa que crie os seus próprios atalhos ou altere os já existentes. Seleccione a caixa da funcionalidade que quer alterar, ou criar, e clique num conjunto de teclas para definir o atalho. Depois faça ‘Apply’ como no passo 6 para guardar os novos comandos de teclas.

Seguir:
Jornalista da área de tecnologia B2C e B2B. Fã de tudo o que seja tech, especialmente o que está relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo universo do Star Wars.
Exit mobile version