Acer Predator XB3

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Revelado a meio do ano passado, só agora a Acer conseguiu fazer-nos chegar o novo Predator XB273K, o XB3. Este monitor promete fazer as delícias a qualquer adepto de videojogos, um pouco à semelhança daquilo que o Predator X27 prometia, mas a um preço ligeiramente mais baixo, embora ainda se trate de um valor proibitivo: 1499 euros.

Tecnicamente, estamos perante o mesmo painel IPS de 27 polegadas de resolução 4K UHD (3840 x 2160), as mesmas ligações e, em teoria, as mesmas funcionalidades, como tempo de resposta de 4 ms e taxa de actualização da imagem de 144 Hz, embora possa ficar apenas activa quando utilizada a ligação DisplayPort. Porém, para o tornar mais acessível, a Acer utiliza neste XB3 um sistema de iluminação LED simplificado, em vez do sistema de retroiluminação LED com 384 zonas, o que levou a que o brilho máximo tenha descido dos 600 cd/m2 para os 350 cd/m2, ou 400 cd/m2, se activar o modo HDR no monitor.

Este modo, infelizmente, não é visualmente tão impressionante quando o modo HDR suportado pelo Predator X27 (Nvidia G-Sync HDR), embora a Acer tenha garantido a certificação DisplayHDR 400 da VESA, e existam melhorias visíveis quando este modo está activado. Embora não seja compatível com o já referido Nvidia G-Sync HDR, este Predator XB3 adopta a mais habitual norma Nvdia G-Sync, o que, em conjunto com os 144 Hz de taxa de refrescamento, são dois argumentos de peso para convencer qualquer “gamer”.

A Acer incluiu ainda uma sombra para aplicar no topo e nas laterais, permitindo assim garantir, não só alguma privacidade (útil numa lan party), como evitar reflexos desnecessários da iluminação ambiente. De resto, temos uma estrutura que permite todo o tipo de ajustes, excepto virar o ecrã na vertical, um sistema de controlo dos menus que continua a não ser dos mais intuitivos, uma faixa de luzes LED RGB colocada na parte inferior e duas ligações USB 3.0 adicionais na parte lateral do monitor, sendo estas alimentadas pelo cabo respectivo que se liga ao computador.


Distribuidor: Acer

Contacto: acer.pt

Preço: €1499


Ficha Técnica

Ecrã: 27” IPS HDR (144 Hz)
Tempo de Resposta: 4 ms
Resolução Máxima: 3840 x 2160 (4K)
Ligações: DisplayPort 1.4, HDMI 2.0, 2 x USB 3.0, jack 3,5 mm
Dimensões: 541 x 629 x 307,2 mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version