5 razões para utilizar uma VPN

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

Num mundo cada vez mais digital é a importância de manter a privacidade e segurança online é um assunto que está na ordem do dia. Nos últimos anos, os estados têm vindo a apertar a vigilância dos cidadãos através da Internet e há mesmo alguns que impedem o acesso a determinados serviços, como redes sociais, por medo de influências externas que consideram nefastas.

Apesar disto, os avanços tecnológicos permitem que mesmo as pessoas com poucos conhecimentos de tecnologias se consigam proteger. Uma destas tecnologias é a das Virtual Private Networks, ou VPN. Estes serviços permitem o acesso privado a sites e outros serviços sem que seja possível a qualquer pessoa interceptar a informação que chega ao seu computador ou saber a que sites está a aceder.

As empresas que disponibilizam VPN oferecem-nas essencialmente em dois modelos de negócio: gratuitas, normalmente com limites de utilização e/ou publicidade e as pagas que funcionam num modelo de assinatura, que pode ser mensal ou anual. Se não sabe qual escolher, dê uma vista de olhos aos melhores serviços de VPN disponíveis.

Aqui ficam cinco razões para utilizar uma VPN:

1. Utilize as redes sem fios publicas sem preocupações

Se anda por cafés, aeroportos ou outros estabelecimentos públicos já reparou que praticamente todos oferecem acesso à Internet através de uma rede sem fios de acesso público e muitas vezes gratuitamente. O problema destas redes é que não são seguras. É muito fácil a alguém com conhecimentos, mais ou menos avançados, aceder à sua informação cada vez que usa uma rede destas. Se usar uma VPN nestes casos isso já não é possível, porque a VPN criptografa todo o tráfego de e para o seu dispositivo, por isso permite o acesso seguro mesmo em redes públicas.

2. Acesso a conteúdos bloqueados em determinadas zonas

O chamado ‘geoblocking’ é o método pelo qual um serviço ou site impede o acesso a determinados conteúdos com base na localização do utilizador. Praticamente todos os serviços de VPN permitem mascarar a localização do utilizador, fazendo com que, para o servidor do serviço bloqueado, pareça estar na localização certa para aceder ao conteúdo pretendido.

3. Eliminar limitações a determinados serviços impostas por gestores de rede

Muitas vezes em escolas ou locais de trabalho são impostas limitações a certos serviços ou sites, como por exemplo a impossibilidade de acesso a redes sociais. Se utilizar uma VPN será possível aceder a tudo o que quiser sem restrições.

4. Partilhar ficheiros em privado

Os serviços de partilha de ficheiros têm vindo a ser limitados em vários pontos do mundo, num esforço para limitar a pirataria de conteúdos. Ao utilizar uma VPN vai impedir que se saiba se está a partilhar ficheiros seja com quem for independentemente do serviço.

5. O direito à privacidade

Talvez a melhor razão que pode ter para utilizar uma VPN é porque tem direito a manter as suas actividades online privadas, o que não indica que está a cometer um crime. Simplesmente não tem de estar sempre a anunciar ao mundo o que anda a fazer cada vez que acede a um site para ver a meteorologia ou saber os resultados do futebol.

Exit mobile version