Quatro dicas para usar a Ferramenta de Recorte do Windows

Por: Mafalda Freire
Tempo de leitura: 3 min

1 – Atalho

Usar um conjunto de teclas para abrir programas ou usar determinadas funcionalidades é muito útil. Assim, vamos criar um para abrir facilmente a Ferramenta de Recorte. Primeiro, vá à área de pesquisa, escreva ferramenta de recorte e seleccione ‘Afixar na barra de tarefas’.

A partir de agora, a funcionalidade fica disponível facilmente e pode ser aberta clicando nas teclas ‘Windows + número da ordem na barra’, no nosso caso é o 9 . Com a Ferramenta de Recorte aberta utilize ‘Alt + N’ para criar um novo recorte, ‘Alt + M’ para escolher um modo de recorte e ‘Shift + teclas de seta’ para deslocar o cursor e seleccionar uma área de recorte retangular.

2 – Desactivar sobreposição

A Ferramenta de Recorte permite fazer uma captura de ecrã mas, normalmente, coloca uma área a branco à volta da imagem. Se quiser remover essa camada de sobreposição basta clicar em ‘Opções’ e desmarcar a caixa ‘Mostrar sobreposição de ecrã quando a Ferramenta de Recorte estiver ativa’ .

3- Atrase as capturas de ecrã

A Ferramenta de Recorte do Windows permite adiar a captura de ecrã entre um a cinco segundos, muito útil, quando, por exemplo, quer tirar um print screen mas assinalar diversas opções antes. Escolha a ‘Atrasar’ no menu e a duração do que quiser.

4- Personalização

É possível mudar a cor da linha que delimita a captura de ecrã para perceber melhor o que está a recortar. Para isso vá a ‘Opções’ > ’Aplicações’ > ‘Cor da tinta’ e, depois, no menu dropdown escolha a cor que considera ser mais adequada. Também é possível fazer com que esse rebordo fique visível: basta assinalar a caixa ‘Mostrar a tinta de seleção após a captura dos recortes’.

Outra funcionalidade interessante é a que permite fazer anotações nas capturas de ecrã. Assim que fizer a captura poderá escolher a cor da caneta no respectivo ícone, escrever o que quiser e, depois, guardar, clicando no símbolo da disquete. Há também a possibilidade de sublinhar com uma caneta amarela, por exemplo, em casos onde haja texto a destacar.

Seguir:
Jornalista da área de tecnologia B2C e B2B. Fã de tudo o que seja tech, especialmente o que está relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo universo do Star Wars.
Exit mobile version