PowerToys estão de volta!

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Ainda sou do tempo do Windows 95 e os PowerToys foram uma das coisas que nunca podiam faltar em qualquer instalação que fizesse. Para quem não souber, os PowerToys da Microsoft são um conjunto de pequenas ferramentas gratuitas, que servem para facilitar algumas tarefas do Windows, ou mesmo acrescentar funcionalidades que não existem de série no sistema operativo.

O projecto de fazer regressar este software ao Windows 10 este verão, faz parte do recém-descoberto gosto por software open source por parte da Microsoft. Nesta nova encarnação, os PowerToys serão compostos inicialmente por dois utilitários confirmados, mas há mais que estão a ser avaliados para lançamento posterior.

O projecto está neste momento na plataforma GitHub e os dois utilitários iniciais são:

Botão ‘Maximize to New Desktop’

Este programa chamava-se inicialmente ‘Maximize to new desktop widget’ e serve para facilitar a utilização dos ambientes de trabalho virtuais do Windows 10. Depois de instalado faz aparecer um botão quando passa por cima do botão de minimização da janela de uma aplicação. Se clicar nesse botão, a dita aplicação é enviada para um novo Ambiente de Trabalho virtual e a janela dessa aplicação será maximizada nessa nova área de trabalho.

Guia de atalhos da tecla Windows

A segunda aplicação é um guia para os atalhos de teclado que estão disponíveis através da tecla Windows. Se premir a tecla Windows por mais de cinco segundos aparecerá uma pequena janela que lhe mostra que atalhos de teclado (combinações de teclas que fazem uma qualquer coisa ou permitem o acesso a uma determinada funcionalidade sem utilizar o rato) estão disponíveis para utilização com essa tecla. Os atalhos que irão aparecer serão contextualizados consoante a tarefa que está a desempenhar nesse momento.

Como foi mencionado anteriormente, estes dois PowerToys são apenas os primeiros a serem lançados e a Microsoft está a analisar mais 10 pequenas ferramentas:

Gestor de janelas que inclui esquemas específicos para computadores portáteis ligados a ecrãs maiores.

Gestor de atalhos de teclado.

Substituto para a combinação de teclas Windows+R.

Substituto para a combinação de teclas alt+tab que inclui integração com os separadores dos browsers e serviço de busca de aplicações que estão a ser executadas.

Verificador de baterias

Aplicação para renomear de ficheiros em lotes

Aplicação para alterar a resolução do ecrã a partir da barra de tarefas.

Eventos do rato sem o foco na janela

Iniciar uma linha de comandos, Powershell ou Bash a partir de uma janela de uma pasta.

Busca de ficheiros em menus

Desde que ressuscitou os PowerToys sob a forma de projectos de código aberto, a Microsoft procura ajuda para desenvolver estas ferramentas e também de feedback que indique que aplicações devem ter prioridade. Isto pode ser feito através da página do projecto no GitHub.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version