Oracle Cloud Day reúne em Lisboa várias empresas portuguesas

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

Várias empresas portuguesas dos mais diversos sectores de actividade reuniram-se recentemente em Lisboa no Oracle Cloud Day, para revelarem os projectos inovadores que estão a realizar com base nas tecnologias da Oracle.

“O conceito das aplicações de negócio está a mudar por completo”, afirmou Andrew Sutherland, Senior Vice President, Business Development – Systems and Technology, EMEA & APAC da Oracle, que foi um dos principais keynotes deste evento, explicando que “até agora as aplicações eram meras ferramentas passivas, e actualmente converteram-se em aceleradores de negócio que respondem de forma activa à evolução das necessidades do negócio”.

Para acelerar a integração e a utilização da tecnologia nas empresas de forma simples, a Oracle lançou duas inovações: a base de dados autónoma (que graças à machine learning tem funcionalidades de configuração, de gestão, de segurança e reparação automáticas) e uma nova arquitectura cloud que separa fisicamente os servidores de dados de cada cliente, dos servidores de gestão da cloud.

Outro dos eixos fundamentais da estratégia da Oracle é a aposta nas tecnologias disruptivas, como é o caso da Blockchain, analítica avançada ou dos assistentes virtuais (chatbots) baseados em IA.

Em Portugal há várias empresas envolvidas neste tipo de projectos, que apresentaram os seus casos no Oracle Cloud Day, entre as quais se destacaram a EDP, o SAPO, os CTT, a Trust in News ou a Oney.

Participaram ainda nos debates e nas várias sessões deste evento: a IDC, a Accenture, o Gabinete Nacional de Segurança; a Sonae; a Secretária-Geral da Economia; a NOS; a Bearing Point Portugal; a Euroatlantic Airways; o SAMS; a Fidelidade e a SIBS.

Via: Oracle.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version