Como ligar a ‘Protecção contra adulteração’ do Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

No Windows 10, o painel de controlo ‘Segurança do Windows’ inclui as definições para gerir todas as funcionalidades de segurança incluídas no sistema operativo, como o Windows Defender, Firewall do Windows e outras.

A partir da actualização de Maio de 2019 (versão 1903), o Windows inclui uma nova funcionalidade chamada ‘Protecção contra adulteração’ que foi pensada para proteger as funcionalidades de segurança do Windows 10 contra alteração não autorizadas que não tenham sido feitas através do próprio painel de controlo.

Esta nova funcionalidade acrescenta uma camada de segurança extra ao Windows, mas pode criar algumas dificuldades quando se utilizam ferramentas como a PowerShell ou a Linha de comandos que ficam impedidas de fazer alterações ao sistema de segurança do Windows 10.

Se precisar de fazer alterações às funcionalidades de segurança do Windows existe uma forma simples de ligar e desligar a funcionalidade ‘Protecção contra adulteração’.

Vejamos como funciona:

Aceda ao menu ‘Iniciar’.

Para abrir o painel de controlo tem duas opções: escreva ‘Segurança’ e abra directamente o painel de controlo a partir do menu, ou clique na roda dentada que está do lado esquerdo do menu ‘Iniciar’.

Depois clique em ‘Actualizações e segurança’ e em ‘Segurança do Windows’ que está na coluna do lado esquerdo da janela.

Clique em ‘Protecção contra vírus e ameaças’.

Na janela seguinte, abaixo de ‘Protecção contra vírus e ameaças’, clique em ‘Gerir definições’.

Na janela seguinte faça scroll até encontrar a indicação ‘Protecção contra adulteração’.

Pode ligar e desligar a funcionalidade através do interruptor.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version