Lenovo apresenta o primeiro computador portátil dobrável

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Ainda não tem nome oficial (mas vai fazer parte da família de produtos ThinkPad X1), também não se conhecem os detalhes das especificações, mas sabe-se que utiliza um processador Intel, o sistema operativo será “um Windows”, mas não especificamente o Windows 10, sabe-se que sairá para o ano, mas não há datas concretas nem tão pouco se sabe quanto é que custará. O que se sabe de certeza é que a Lenovo foi a primeira marca a apresentar um computador portátil com ecrã dobrável OLED com 13,3 polegadas e 1920 X 1440 píxeis de resolução máxima que é fabricado pela LG.

O ecrã ocupa as duas metades da dobra, incluindo o sítio onde num portátil “normal” está o teclado e o trackpad. As 13,3 polegadas atingem-se quando o ecrã está completamente plano.

A Lenovo tem estado a trabalhar nesta máquina há três anos e tem como objectivo conseguir substituir os computadores portáteis tradicionais num futuro mais ou menos próximo. Ambas as metades do ecrã têm baterias de forma a equilibrar o conjunto e pode ser dobrado até um ângulo máximo de 180 graus. Para escrevinhar ou desenhar no ecrã existe uma caneta fabricada pela Wacom.

Para além da tradicional password, ou PIN, existe uma câmara de infravermelhos que é compatível com o sistema Windows Hello que reconhece a cara do utilizador. As ligações físicas resumem-se a duas entradas USB Type-C.

O sistema que suporta o ecrã quando está completamente aberto faz com que a dobra do ecrã seja muito menos perceptível que noutros produtos que foram apresentados este ano, como malfadado Samsung Galaxy Fold. Tal como o produto da Samsung, o ecrã deste Lenovo também tem uma película protectora, mas ao contrário da Samsung, a empresa chinesa fez para que os limites da película fiquem escondidos dentro da caixa, para que os utilizadores não tenham a tentação de a tentar arrancar.

O teclado que foi mostrado na apresentação utiliza tecnologia Bluetooth para comunicar com o computador, mas pode também ser utilizado um ecrã virtual do próprio ecrã, como se de um portátil “normal” se tratasse. Aliás, a Lenovo já tem um portátil que utiliza um teclado virtual com tecnologia e-ink.

Quanto ao sistema operativo será uma versão ainda não anunciada do Windows.

Sistema operativo Windows
Processador Intel (modelo não anunciado)
Memória RAM N/D
Processador gráfico Intel
Capacidade de armazenamento N/D
Ecrã 13,3-polegadas 2k OLED
Aspecto da imagem: 4:3
Suporta toque e escrita
Caneta Wacom AES
Ligações físicas Duas USB Type-C
Áudio Altifalantes estéreo (Dolby)
Ligações sem fios W-Fi e 4G LTE
Camâra Frontal, câmara de infravermelhos compatível Windows Hello
Teclado Bluetooth
Touchpad Não
Capacidade da bateria N/D
Dimensões N/D
Peso Menos de 900 gramas
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version