Dica do dia: como prevenir seu PC de ser hackeado

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

A imagem de um hacker que rouba informações ainda é uma das coisas mais assustadoras possíveis, ainda mais com nossa ligação cada vez maior com o mundo online. Notícias sobre ataques chegam a todo momento e dados pessoais, senhas de cartões, arquivos importantes muitas vezes são comprometidos.

O trabalho que alguns antivírus fazem é competente mas, especialmente as versões gratuitas, deixam buracos que podem ser facilmente explorados. A melhor escolha para isso é uma VPN.

O que é uma VPN?

VPN significa Virtual Private Network. É um programa que protege os seus dados ao navegar na internet. Muitos não sabem, mas cada vez que entra num site, certas informações são cedidas.

Uma VPN, por exemplo, esconde seu IP e localização. Por exemplo, ao abrir esse software, podes escolher a localização que será exibida e assim poder entrar em sites que podem ter restrições geográficas.

Com o aumento da importância dos aparelhos móveis, também foram criadas versões de VPN para eles, e assim proteger celulares e outros dispositivos contra ataques, e também contra situações onde roubos de dados são bastante comuns. Uma delas iremos falar abaixo.

O mais importante da VPN

É inegável que sua segurança aumentará muito com uma VPN para PC e, portanto, esse investimento vale a pena para ter uma camada de protecção em uma era onde podes estar completamente exposto online.

Essas informações que citamos, que são cedidas a cada movimentação feita na internet, podem ser rastreadas e copiadas por um hacker.

O mais comum é a instalação de uma página “fake”, incitando a criação ou informação de uma palavra passe para entrar no sistema. O hacker assim copia essa palavra e pode entrar em diversas plataformas, caso cometas um erro que muitos fazem: usar a mesma senha em vários lugares.

Mas com uma VPN, esse “servidor intermediário” – veja o vídeo no link para entender melhor – é bloqueado e não pode aceder a esses dados vitais.

Dicas para navegar de forma mais segura

Além da contratação dessa VPN, há outras dicas importantes que podemos dar para não seres vítima de um ataque cibernético. São elas:

– Varie nas palavras-passe: claro que ter uma para cada site, plataforma, banco, etc é demais. Mas crie variações. E, se necessário, anote em um papel para não correr riscos.

– Não informe seus dados: hoje em dia todos pedem um número de telefone, email, nome completo e até dados relativos aos seus documentos oficiais. Evite ao máximo ceder isso. Leis como a LGPD e a GDPR também ajudarão imensamente no trato dessas informações.

– Observe se o site é HTTPS: o selo de seguro do Google, que está ao lado da URL, é muito importante. Em um site desse tipo, seus dados são criptografados. Se é necessário informar quem és, então faça isso em um site HTTPS e não HTTP.

– Faça varreduras constantes: seu computador precisa ter o máximo de cuidado possível. Faça varreduras com os programas devidos, elimine pastas e arquivos sem uso ou desconhecidos. Cuide desse instrumento tão valioso.

Etiquetas:
Exit mobile version