Como cancelar o Spotify

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

O Spotify é um dos serviços de streaming de música mais conhecidos e utilizados no mundo, mas pode não ser para todos. É esta a maravilha das opções que um mercado aberto nos dá. Quer queira mudar de serviço, ou apenas fazer o downgrade da sua conta premium do Spotify para uma gratuita para poupar algum dinheiro, nós damos-lhe uma ajuda para cancelar a conta que já tem.

Tal como acontece com com muitos outros serviços online, também o Spotify tende a dificultar um pouco a desactivação permanente da sua conta e a remoção de toda a informação associada, para o conseguir terá de entrar em contacto com o serviço de apoio do Spotify.

Qualquer que seja a opção que pretende, vamos mostrar como poderá cancelar a sua conte Spotify.

Como cancelar a subscrição do Spotify

Para cancelar a sua subscrição do Spotify, terá de se dirigir à página da sua conta no site do serviço, usando um browser e não a app, e clicar em ‘Subscription’ no menu que está na coluna do lado esquerdo.

Por baixo da informação acerca do seu tipo de subscrição está um botão que diz ‘Change or cancel’ e depois clique em ‘Cancel Premium’. De seguida o site pergunta-lhe se tem a certeza que quer fazer mesmo isso. Se for o caso clique em ‘Yes’.

A conta premium continuará activa até à data de pagamento seguinte.

Após essa data a conta reverte automaticamente para o modo gratuito, por isso pode continuar a utilizar o serviço, mas com as limitações que já são bem conhecidas: publicidade entre as músicas ou as limitações na ordenação da reprodução dos vários temas num álbum ou playlist.

O meio de pagamento que definiu para a conta premium vai deixar de ser debitado. No entanto, se desistir da conta junto à data de vencimento, o último débito já pode ter sido processador e pode cair na conta à mesma.

Porque é que não consegue cancelar a subscrição?

Se a página não lhe der hipótese de cancelar a subscrição do Spotify, pode ser devido a ter subscrito através de uma entidade terceira, como no caso da promoção que existiu há tempos com a Vodafone em Portugal.

Neste caso terá de entrar em contacto com a entidade intermediária, se fez a subscrição através do iTunes pode procurar ajuda acerca da forma de gerir as subscrições aqui.

Pode dar-se o caso de ter mais de uma conta premium, que foi registada através de serviços como o Facebook, procure na lista de apps do Facebook a ver se tem alguma conta Spotify activa.

Reactivação

Se mudar de ideias, o Spotify guarda todas as suas playlists e definições durante três meses após o cancelamento da conta premium.

Depois de passados os três meses pode fazer o upgrade da conta através da mesma página no site do Spotify, mas não terá acesso a nenhuma das suas definições anteriores.

Como apagar mesmo a conta de Spotify

Como o Spotify lhe deixa ter uma conta gratuita para sempre, a recomendação é apenas desistir do plano pago, mas, se quiser mesmo desistir de todo, é possível apagar mesmo tudo.

Em primeiro lugar, entre na sua conta através do browser e certifique-se de que cancelou todos os planos pagos que tinha.

Depois aceda ao formulário de eliminação do serviço, que está no site de ajuda do Spotify em ‘Account help’, ‘Close account’.

Quando lá chegar, seleccione ‘Account’ e depois ‘I want to close my account permanently’ e finalmente ‘Close account’.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version