Cetelem: Apenas 30% dos portugueses acreditam na protecção de dados nas lojas online

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

O Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) entrou em vigor em Maio de 2018 e levou a várias mudanças nas empresas, nomeadamente na forma como gerem os dados e as informações dos consumidores.

No entanto, segundo dados do Observador Cetelem E-Commerce 2019, como resultado de um inquérito realizado a mil consumidores, ainda são poucos os portugueses a acreditar que as lojas online protegem os seus dados e que não os partilham sem autorização (30%), com 35% a concordar que os seus dados são utilizados para fins comerciais.

Os inquiridos na Grande Lisboa são os mais confiantes na protecção de dados pessoais (39%) enquanto os inquiridos do Grande Porto (23%) são os menos confiantes.

Já quando questionados sobre cibersegurança, 36% dos inquiridos consideram as lojas online seguras, ainda que 40% receiem possíveis situações de fraude. Por outro lado, apenas 30% estão confortáveis com o fornecimento de dados para pagamento de compras online.

No Observador Cetelem E-Commerce 2019 procurou-se perceber até que ponto os consumidores conheciam oito expressões seleccionadas para o inquérito: cookies, https://, realidade virtual, realidade aumentada, Inteligência Artificial, Marketplaces, Hashtag e WebAnalytics. A conclusão é que, em média, apenas 40% dos portugueses conhecem estas oito expressões.

Via: Cetelem.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version