Canon EOS RP

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

Com um preço de 1595 euros, a nova EOS RP é, efectivamente, a máquina full-frame Canon nova mais barata de sempre, embora custe tanto quanto a EOS 6D Mark II. Este valor torna-a ainda mais acessível que as suas rivais, como a Sony Alpha 7 III, Nikon Z6 e Panasonic Lumix S1. Isto representa uma redução de 650 euros face à já conhecida EOS R, mas será que perdemos assim tanto face a esta?

Em termos de peso e dimensões, a nova RP está bem mais interessante, pois consegue reunir tudo o que desejamos numa máquina com sensor full-frame num corpo que pesa menos de meio quilo, já com bateria. Como termo de comparação, a EOS R pesa 660 gr e a Sony Alpha 7 III fica-se pelos 650.

A ergonomia foi igualmente melhorada, especialmente com o desaparecimento do touchpad da EOS R, que tantas vezes me desregulou as definições no momento de fotografar, embora tenha perdido o ecrã superior (do tipo dot-matrix); o visor electrónico também está mais pequeno e tem menos resolução. A bateria também é outra, a LP-E17, a mesma que está na EOS M50, ou seja, não espere mais que 250 fotografias por carga.

Fotografia melhorada

Curiosamente, além do preço, a EOS RP recorre ao mesmo sensor da EOS 6D Mark II, um full-frame de 26,2 MP, embora este tenha sido aperfeiçoado para tirar total partido do sistema de focagem automática Dual Pixel CMOS AF, garantindo assim uma focagem muito rápida e precisa, mesmo em condições luminosas adversas.

A Canon afirma que este é o sistema mais rápido do mercado para uma máquina full-frame, precisando de apenas 0,02 segundos para conseguir focar um objecto. Contudo, foi da qualidade de imagem obtida pela EOS RP que mais gostei: vi um maior alcance dinâmico e mais detalhe que na EOS 6D Mark II, graças à utilização do processador de imagem de nova geração aqui utilizado, o DIGIC 8.

Este processador, porém, não conseguiu aumentar a velocidade do sensor CMOS utilizado, estando esta EOS RP limitada a cinco imagens por segundo sem recurso a ajuste na focagem automática, ou quatro imagens por segundo, usando o modo Servo AF, o que é compreensível, visto esta não ter sido criada para desporto. Outro elemento que provou ajudar, e muito, na superior qualidade de imagem desta EOS RP, face à 6D Mark II, foi na utilização das novas objectivas de encaixe RP, que trazem melhorias ópticas significativas aos modelos EF equivalentes.

Vídeo desesperante

Se em fotografia a nova EOS RP me convence, o mesmo não acontece com o vídeo. Embora tenha um ecrã táctil (com uma interface táctil a anos-luz da usada pela Sony) que pode ser virado para a frente, entrada para microfone externo e saída para auscultadores, e seja capaz de gravar em 4K, está limitada a 25 fotogramas por segundo. Além disto, o vídeo em 4K utiliza apenas parte do sensor, limitando o detalhe e os cálculos na distância focal das objectivas usadas. Para tornar a situação ainda mais desesperante, quando grava em 4K, esta EOS não permite usar o sistema Dual Pixel AF (a 1080p está limitado a 50 ou 25 fps, não existe 24 fps), nem velocidades acima dos 60 fps (nem em HD 720p). Se decidir usar objectivas EF-S com o adaptador fornecido não poderá filmar a 1080p, estando limitado ao 4K e aos 720p. Com sorte, talvez estes problemas possam ser minimizados através de uma actualização por software.


Distribuidor: Canon

Site: canon.pt

Preço: €1595 (só corpo)


Ficha Técnica

Sensor: 26,2 MP (CMOS APS-C)
Processador de Imagem: DIGIC 8
Ecrã: 3 polegadas táctil
Gravação de Vídeo: 4K a 25 fps, FullHD a 60 fps
Dimensões: 132,5 x 85 x 70 mm
Peso: 485 gr

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version