Asus PA34V

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Parece que, ao contrário dos televisores, os monitores de computador curvos estão bem e recomendam-se. Prova disso é o novo monitor para o mercado profissional PA34V da Asus que nos chegou à redacção para teste.

Este monitor tem um painel IPS de 34 polegadas capaz de reproduzir imagens a uma resolução de 3440 x 1440 e formato 21:9. Apesar de ser vendido para o mercado profissional, o PA34V tem algumas características que também o tornam muito interessante para quem se dedica a actividades mais lúdicas, como a velocidade de actualização que chega aos 100 Hz e a compatibilidade com tecnologia Freesync da AMD, para sincronizar o painel com a placa gráfica.

Mas, voltando às funcionalidades profissionais deste monitor, a Asus inclui em cada unidade um certificado que atesta a calibração de cor para uma reprodução mais fiel do espectro sRGB. Se o utilizador quiser pode calibrar o monitor manualmente através da utilização de um colorímetro compatível, como o Spyder5.

No campo das ligações, temos DisplayPort 1.2a, duas HDMI e duas Thunderbolt 3. Existem ainda três USB que podem ser vir para a ligação de periféricos ou para o carregamento de baterias. As ligações Thunderbolt 3 receorrem à tecnologia USB Type-C, que permitem uma largura de banda máxima de 40 Gbps. Pode ligar um computador portátil numa destas ligações que, além de servir para receber o sinal de imagem, também envia energia ao computador para carregara a bateria.

Como disse no início, este monitor da Asus é profissional, mas pisca o olho ao mercado dos jogos. E tanto numa aplicação, como na outra, este monitor sai-se muito bem. O recorte da imagem é bom e as cores são bastante fiéis usando apenas a calibragem de fábrica.

No caso de jogos mais movimentados, o ecrã de 100Hz é um bónus que permite uma imagem muito suave e sem arrastamento. Os botões de acesso à interface de configuração continuam num local, que embora seja acessível, não permite uma navegação confortável: temos de ir experimentando os botões até chegar ao que queremos usar.


Distribuidor: Asus

Site: asus.pt

Preço: €1269


Ficha técnica

Ecrã: 34″ (3440 x 1440)
Tecnologia: LCD IPS
Entradas: 2 x Thunderbolt 3, 2 x HDMI 2.0, DisplayPort 1.2, 3 x USB Type-A
Tempo de resposta: 5ms

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version