Asus apresenta oficialmente o Zenfone 6

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 9 min

A ASUS anunciou hoje em Valência, Espanha, o lançamento do ZenFone 6, o seu mais recente smartphone, que é o primeiro no mercado a inclui um sistema de rotação motorizado original para a câmara principal, que lhe permite servir de câmara principal e câmara de selfies.

A Asus chamou a este sistema ‘Flip Camera’ e foi a solução encontrada pela marca de Taiwan para conseguir ter um ecrã que ocupe completamente a parte frontal do dispositivo, sem necessidade de incluir um notch para albergar a câmara frontal.

O módulo de câmara motorizado inclui uma câmara principal de 48 MP com sensor Sony IMX586 e uma câmara secundária de 13 MP com grande angular de 125°. Esta nova tecnologia foi desenvolvida e construída pela Asus especialmente para este dispositivo, que pode girar o módulo de câmaras um máximo de 180° para trocar as câmaras de utilização traseira para frontal.

Este módulo também pode ser utilizado em qualquer posição intermédia, oferecendo ao utilizador várias opções criativas de fotografia que não estão disponíveis noutros modelos.

O ZenFone 6 de 6,4 polegadas tem um ecrã LCD IPS NanoEdge, protegido por vidro de alta resistência Gorilla Glass 6 e oferece uma relação ecrã/corpo de 92%.

Para fazer tudo isto funcionar a Asus escolheu um SoC Qualcomm Snapdragon 855, construído segundo um processo de 7nm que, segundo a marca, oferece até 45% mais desempenho da CPU e renderização gráfica até 20% mais rápida, em comparação com a geração anterior. A memória RAM pode chegar aos 8 GB, enquanto o espaço de armazenagem pode ter até 256 GB de capacidade integrados. Qualquer que seja o espaço disponível, pode sempre ser ampliado através de cartões de memória microSD.

A Asus também não poupou esforços no que respeita à bateria e decidiu incluir uma unidade com 5000 mAh, que, segundo a empresa, consegue alimentar este smartphone durante dois dias com uma utilização normal das suas funcionalidades.

O segredo está na câmara

O módulo de câmaras aberto, visto de frente.

Como já foi mencionado, o ZenFone 6 inclui uma câmara dupla instalada num módulo de câmara que serve como câmara frontal e traseira. Esta solução significa que não há necessidade de um notch no ecrã, que ocupa espaço, e também significa que a câmara do Zenfone 6 oferece as mesmas fotos de alta resolução e os mesmos recursos de gravação, quando usada como câmara frontal ou traseira.
A câmara principal do ZenFone 6 utiliza um Sony IMX586 de 48MP com uma lente de abertura f/1.79 e tecnologia Quad Bayer.

O motor e mecanismo de rotação do módulo da câmara.

O módulo Câmara Flip é feito numa liga que se chama “Liquid Metal”, um material que é 20% mais leve que o aço inoxidável, mas quatro vezes mais resistente. Para protecção adicional, um sensor de forças G no módulo detecta acelerações repentinas, permitindo que o módulo recolha automaticamente para uma posição segura, caso o telefone caia.

O módulo aberto, visto de trás.

Um motor de precisão personalizado gira o módulo da câmara até 180° entre as posições da câmara frontal e traseira. No modo Free Angle, a Câmara Flip pode ser posicionada em qualquer ângulo, dando ao utilizador a liberdade de enquadrar os seus temas de ângulos altos ou baixos. Existem vários outros modos de disparo disponíveis, incluindo Panorama Automático para fotos panorâmicas assistidas e Rastreamento de Movimento para rastreio automático do sujeito ao gravar vídeos.

O módulo de câmara visto numa “edição especial” transparente (que não será comercializada) do Zenfone 6 pertencente a um dos responsáveis pela equipa de desenvolvimento.

Software

O Zenfone 6 utiliza o sistema operativo Android 9 Pie, personalizado com a interface de utilização ZenUI 6 que foi redesenhada para facilitar a utilização com uma única mão.

A ZenUI inclui o sistema OptiFlex para acelerar o lançamento e recarregamento de aplicações e economizar energia no modo de espera, memorizando as aplicações favoritas do utilizador. Isso mantém as aplicações mais utilizadas carregadas na memória, para que estejam sempre prontas a usar.

A nova tecla inteligente lateral do ZenFone 6 pode ser personalizada para iniciar acções frequentes, incluindo tarefas do Assistente da Google. Suporta os modos pressão única, dupla pressão e pressão e manter, que podem ser atribuídos a diferentes acções.

Disponibilidade e preço

A ASUS vai disponibilizar toda a gama ZenFone 6 na sua loja online, shop.asus.pt, onde podem ser adquiridas as 3 configurações disponíveis no mercado nacional.

O ASUS ZenFone 6 (ZS630KL) está disponível em Portugal desde 499€ (preço de venda recomendado)

Especificações técnicas completas
ASUS ZenFone 6 (ZS630KL)
Cores disponíveis Midnight Black, Twilight Silver
Design 3D-curved Gorilla Glass 6

Relação ecrã a corpo de 92%

Peso de 190 g

Ecrã Ecrã total sem notch NanoEdge com rácio 19.5:9

Ecrã 6.4″ FHD+ (2340 x 1080) IPS NanoEdge

Táctil capacitivo com multitouch de 10 pontos
Brilho de 600 nits para leitura no exterior
Ampla gama 96% NTSC, 100% DCI-P3 e HDR10

Corning Gorilla Glass 6

CPU Processador de Plataforma Móvel Qualcomm Snapdragon 855 de 7nm, 64-bit octa-core
GPU Qualcomm Adreno 640
RAM/ROM UFS 2.1, até 8 GB RAM / 256 GB ROM
Câmara principal Sensor de imagem Sony IMX586 48MP – sensor de tamanho grande 1/2,0″, tamanho de pixel de 0,8 µm
Tecnologia Quad Bayer – 12 MP, tamanho de pixel efectivo de 1,6 µm
Abertura F1.79
Distância focal equivalente a 26 mm de uma câmara de 35 mm
Campo de visão de 79º
Autofoco laser
Flash LED duplo
Modos HDR + Enhanced e Super Night
Deteção de cena IA de 16 modos
Câmara Flip com comutação instantânea
Câmara secundária Câmara de 13MP grande angular de 125°
200% de visão mais ampla
Correcção de distorção em tempo real
Distância focal equivalente a 11 mm de uma câmara de 35mm
Gravação de vídeo Gravação de vídeo 4K UHD (3840 x 2160) a 30/60 fps para a câmara principal, 30 fps para câmara secundária
Gravação de vídeo 1080p FHD a 30/60 fps
Gravação de vídeo HD 720p a 30 fps
Estabilizador de imagem electrónico de 3 eixos
Lapso temporal (vídeo 4K UHD)
Vídeo em câmara lenta (1080p a 240 fps / 720p a 480 fps)
Vídeo de rastreio de movimento (FHD 1080p a 60fps)
Tira fotos enquanto grava vídeo
Tecnologia Wireless Wi-Fi 5 (banda dupla 2×2 802.11 ac)
Suporta tecnologia Bluetooth V 5.0 (EDR + A2DP)
Wi-Fi direct
NFC
Sensor de Impressão Digital Sensor de impressão digital traseiro com desbloqueio de impressão digital de 0,3s e reconhecimento 360º de cinco dedos
Conectividade USB Type-C
Cartões SIM Triple slots: Dual SIM, dual standby (4G+4G) e cartão microSD

Slot 1: 2G/3G/4G cartão Nano SIM

Slot 2: 2G/3G/4G cartão Nano SIM

Slot 3: cartão microSD até 2 TB

Navegação GPS (Dual bands, L1+L5), GLONASS, BDSS, GALILEO (Dual bands, E1+E5a), QZSS (Dual bands, L1+L5)
Sistema Operativo Android Pie com a nova ASUS ZenUI 6
Bateria 5000mAh
Áudio Dois altifalantes stereo com dois amplificadores smart NXP TFA9874

Áudio Hi-Res 192kHz/24-bit

Som surround virtual para auscultadores DTS (Digital Theater System) Headphone: X 7.1

Qualcomm Audio CODEC

AudioWizard com perfis de escuta

Rádio FM

Novos ASUS ZenEar Pro

Microfones internos duplos com tecnologia ASUS Noise Reduction

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version