As mudanças tecnológicas que modificaram e continuam a modificar o mundos dos jogos

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 6 min

Vários segmentos sofreram mudanças devido os avanços tecnológicos, dessa maneira com o mundo de jogos online não foi diferente. A internet foi até mesmo uma das grandes responsáveis pela sua popularização. Hoje o segmento de jogos online é um dos mais lucrativos do mundo, sendo uma indústria bilionária.

Estima-se que a indústria de games em 2018 gerou mais de 40 bilhões de dólares, tendo um aumento de 18% em relação ao ano de 2017 e isso só tende continuar aumentando, devido muito também aos contínuos investimentos no segmento. Com as mudanças tecnológicas novos produtos são criados gerando novas fontes de rendas e de lucros.

A popularização do jogo Fortnite foi um dos grandes responsáveis por esse aumento de lucratividade no segmento, já que a empresa compete com outros produtores de entretenimento tal como o Netflix e o HBO. Ao mesmo, as empresas de cinemas estão fazendo parcerias com a criadora do jogo. O mais recente é o evento especial de John Wick, para promover o novo filme: John Wick 3: Parabellum.

Os jogos online são jogos electrónicos jogados via internet. Dessa maneira, o jogador precisa de equipamento conectado à rede para poder jogar com outros jogadores de todo o mundo e em tempo real, deixando a diversão muito realista. Os primeiros jogos online começaram a surgir ao redor do ano de 1989, utilizando uma tecnologia muito antiga e cara. Acredita-se que o primeiro jogo a ser criado foi Apple I, uma versão de jogo de xadrez.

No ano de 1992, as coisas começaram a mudar e a internet se tornou mais rápida e mais acessível, o que permitiu a criação de uma comunidade de jogadores internacionais, no qual um era adversário do outro não importando qual a localização. Isso abriu portas para criar uma sala de conversação, trazendo uma nova forma diversão, com jogos como: Doom, Descent e Jane’s F-15. O ponto marco dos jogos online foi quando em 1995, a internet se tornou ainda mais atraente, fazendo com que eles se tornassem a diversão do futuro.

De lá para cá em quase 30 anos de história, muita coisa mudou e é sobre essas mudanças tecnológicas que vamos falar abaixo:

● Smartphones e tablets

Graças a esses dois aparelhos, os jogos online se tornaram muito maiores. As pessoas usam esses aparelhos em qualquer lugar e horário para jogarem os mais variados tipos de jogos. Os mobiles revolucionaram a forma como as pessoas jogam ampliando o mercado de forma inimaginável.

● Profissionalização dos e-sports com competições mundiais

O que antes era visto apenas como diversão, hoje é profissão. No mundo inteiro há competições com jogadores que dedicam várias horas do seu dia jogando jogos. Além disso, eles recebem salários para participarem das equipes e prémios para diferentes níveis.

● Streaming de jogadores a jogar

Uma outra mudança é o streaming de jogadores jogando, o que é uma outra forma de monetizar a actividade. Os jogadores criam perfis em redes socais que permitem a aplicação de streaming e seus seguidores podem assisti-los jogando de onde quer que eles estejam. As editoras de jogos também estão a criar plataformas para que as pessoas possam jogar também de forma streaming, como o Netflix, para audiovisual e o Spotify, para músicas.

● Sites de poker online

Um dos maiores segmentos do mundo é a indústria de sites de poker online, a qual se tornou uma das mais rentáveis e lucrativas do mundo. Hoje há vários sites para jogar poker online com o máximo de qualidade e com vários recursos. Esses sites funcionam em várias plataformas e oferecem torneios com pessoas do mundo inteiro, e em vários casos oferecendo prémios em casos de jogos a dinheiro.

● Diferentes tipos de jogos online

Para atrair ainda mais jogadores foram criados diferentes tipos de jogos online. Entre eles: First Person Shooter, o qual os jogadores se tornam atiradores especiais com acesso a diferentes armas. Browser Games, os quais começaram como pequenos jogos, mas hoje são bastante evoluídos, eles são jogados via navegadores e há grandes sites que oferecem várias opções de jogos. Massive Multi-Player Online Role Playing Game, esse é o hoje o tipo mais comum de jogos já que os jogadores podem criar personagens em mundos paralelos, cada jogador se torna um personagem no mundo virtual, realizando interacções entre si de forma a acumularem riquezas.

Hoje entre os jogos mais jogados do mundo estão: League of Legends, o qual é o mais lucrativo e também o qual entre em competições entre equipes. Em segundo lugar entra World of Warcraft, no qual há diferentes missões a serem realizadas em diferentes ambientes dentro do jogo. Em terceiro lugar é CrossFire, em primeira pessoa e de tiros, nele duas forças mercenárias estão em conflito global. Em quarto lugar entra Dungeon Fighter Online, o qual é estilo RPG. Por fim, em quinto: Overwatch, o qual conquistou o coração de gamers de todo o mundo. Esses jogos seguem todas as tendências apontadas acima, estando inseridos dentro da indútria de forma 360 graus.

Exit mobile version