Como evitar spoilers online

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min

Definição de spoiler:

Substantivo: spoiler; plural: spoilers

  1. Uma pessoa que estraga qualquer coisa.
  2. Uma descrição de um desenvolvimento importante na história de uma série de televisão, filme ou livro que pode reduzir a surpresa ou suspense para alguém que esteja a consumir esse conteúdo pela primeira vez.

A tentação de contar a história de um filme, daquele episódio de televisão ou de um livro é demasiado grande para muitos. Sem dúvida que faz parte da natureza humana. O problema é quando esse impulso estraga a experiência de consumo desse contudo a todos os outros.

Isto é algo que se tornou um problema com o advento das redes sociais, que conseguem amplificar estes pequenos bocados de informação a uma escala global e em tempo real.

Mas existem algumas formas de reduzir as hipóteses de ver o seu episódio preferido de Game of Thrones, a história do último filme dos Avengers ou daquele livro que estava à espera para ler enquanto navega pela Internet.

Vejamos algumas formas de o fazer.

Cale as keywords

Se passa muito tempo no Twitter, calar algumas palavras-chave é uma coisa que tem mesmo de fazer para evitar spoilers. Construa uma lista de frases ou palavras que podem estragar a história, que inclua coisas como o nomes das personagens e o título e aceda às definições do Twitter.

No separador ‘Notificações’, clique na roda dentada e escolha a opção ‘Palavras silenciadas’. Aqui pode adicionar as palavras que não quiser ver e mais algumas coisas, como frases, nomes de utilizadores, emojis e hashtags. Deve ter em atenção a utilização de letras em maiúsculas e minúsculas nas palavras que adiciona.

Outro truque é silenciar palavras apenas durante um período de tempo específico. Por defeito o silenciamento é para sempre, mas pode definir um período de dias ou semanas para este bloqueio.

Se mesmo assim os spoilers continuarem, pode sempre bloquear essa conta especificamente.

Se é utilizador de Facebook, a tarefa é mais complicada porque a rede social não oferece ferramentas tão sofisticadas para lidar com estas situações. Apenas pode pôr determinadas contas ou grupos a “dormir” durante algum tempo. Durante este período não verá nenhuma publicação dessas fontes.

Já no Instagram também pode silenciar publicações, stories e contas. Esta rede social também disponibiliza ferramentas de filtragem de publicações por keywords especifícas. Mas, tal como acontece com o Facebook, não é possível silenciar uma keyword específica na totalidade do seu feed.

Extensões e aplicações

Se utilizar um browser como o Chrome ou Firefox, estão disponíveis extensões que bloqueiam os spoilers automaticamente, tanto em plataformas móveis, como em computadores.

Spoiler Protection 2.0: Esta extensão está disponível para Chrome e Firefox tanto móvel (Android e iOS) como para as versões para computador. Esta extensão bloqueia absolutamente tudo o que tem a ver com uma determinada palavra. Pode personalizar as várias funcionalidades, como o bloqueio de vídeos e imagens. Este é um dos sistemas de bloqueio mais completos que tem à sua disposição.

Unspoiler: Esta extensão também está disponível para Chrome e Firefox não é tão eficaz como a anterior a bloquear o que não quiser ver. Com o Unspoiler todas as keywords são cobertas por uma barra. Esta barra pode ser removida se estiver com vontade de fazer spoiler a si mesmo. Pode também guardar um determinado spoiler para ver mais tarde.

Video Blocker: Esta extensão só está disponível para Chrome e bloqueia quaisquer vídeos, canais e comentários do Youtube sobre o assunto que definir.

Shut Up: Esta extensão está disponível para Chrome, Fire Fox e Safari e foi desenhada especificamente para bloquear o que não quiser ver em caixas de comentários de sites e redes sociais.

Spoilers Blocker: Esta aplicação para dispositivos móveis Android esconde as keywords que especificar colocando uma barra por cima delas.

Social Fixer: Esta extensão está disponível para Chrome, Firefox, Opera e Safari e foi pensada especificamente para utilização com a rede social Facebook. Permite-lhe bloquear e esconder todos os tipos de publicações.

Evite os sítios onde será mais provável que apareçam spoilers

Esta dica é senso comum em estado puro. Se não estiver interessado em receber informação acerca daquele episódio do Game of Thrones sem antes ter visto o dito episodio evite os sítios onde será mais provável que ela apareça, como o Reddit, secções de comentários de sites, blogues sobre esse assunto e desconfie daquelas reviews que falam em ‘spoiler free’ no título.

O Youtube também não é boa ideia, porque os algoritmos de sugestões não distinguem entre aquilo que quer mesmo ver e coisas com spoilers do seu filme predilecto.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version