Cloudflare adiciona VPN à aplicação móvel de DNS 1.1.1.1

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Cloudflare anunciou ontem que vai adicionar um serviço de VPN (Virtual Private Network) à aplicação móvel que permite a utilização do seu serviço de DNS 1.1.1.1.

O serviço de DNS 1.1.1.1, que chegou aos dispositivos móveis em Novembro do ano passado, serve-se da infra-estrutura de aceleração da Cloudflare para resolver DNS mais rapidamente que as outras. A novidade é o serviço Warp, uma VPN construída pela Cloudflare que tenta redireccionar o tráfego para o tornar ainda mais rápido, para além de o encriptar, sempre que possível, para melhorar a privacidade.

Para além da privacidade que uma VPN oferece, a Cloudflare optimizou a Warp para funcionar melhor em ambientes móveis. Esta VPN utiliza o protocolo WireGuard, que, segundo a Cloudflare, reduz o gasto de bateria, quando comparado com outros serviços de VPN para dispositivos móveis. Ainda segundo a empresa este protocolo também permite reduzir a quantidade de largura de banda consumida (leia-se plafond de tráfego de Internet) por causa da compressão dos dados que passam através da VPN.

Apesar dos serviços de VPN servirem muitas vezes para que os sites e serviços pensem que um utilizador está a aceder a partir de uma localização onde não estão fisicamente, esta funcionalidade não vai estar disponível na Warp da Cloudflare. Esta VPN apenas serve para melhorar a segurança e a privacidade da ligação.

A Cloudflare afirma que não guarda nenhuns dados que possam identificar o utilizador e que não vai utilizar a aplicação para fazer publicidade. A Warp vai funcionar através de um modelo de negócio ‘freemium’. O utilizador vai ter a hipótese de utilizar a versão gartuita, ou pagar pela versão Warp+, que utiliza a tecnologia Argo da Cloudflare para melhorar ainda mais o desempenho e a fiabilidade da ligação. A Cloudflare ainda não divulgou quaisquer preços para o serviço melhorado.

O serviço ainda não está disponível, mas a Cloudflare já abriu uma lista de espera para receber o novo serviço através da actualização da aplicação que já existe e criação de uma conta no serviço. Quando o serviço estiver disponível os utilizadores serão notificados.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version