Asus ROG Strix Scar II

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Como qualquer bom portátil de gaming (ou periférico), este novo computador da Asus vem cheio LED RGB que vão desde o teclado, à faixa de luz dianteira, passando pelas teclas ‘WASD’ transparentes e pelo logótipo ROG na tampa do mesmo, tudo isto personalizável e compatível com periféricos Aura Sync.

Este efeito visual combina na perfeição com os acabamentos das principais superfícies do Scar II, com efeito metálico escovado na tampa, textura de fibra de carbono tridimensional e camuflado na superfície do teclado, só possível graças a um tipo de impressão multicamada que a Asus utiliza em exclusivo neste modelo.

Como se isso não bastasse, a Asus conseguiu reduzir significativamente as dimensões deste modelo face ao anterior ROG Strix Scar Edition, recorrendo a molduras muito finas em torno do monitor. Esta solução, embora muito agradável à vista, acabou por obrigar à colocação da webcam na moldura inferior do ecrã, o que acaba por resultar em ângulos menos agradáveis durante videochamadas ou streams de vídeo.

Feito para jogar

Além do visual arrojado, este ROG Strix Scar II vem equipado com um ecrã IPS de 15,6 polegadas FullHD 1080p com 3 ms de tempo de resposta e uma taxa de actualização de 144 Hz, ideal para os jogadores mais exigentes e adeptos dos eSports. Temos ainda um conjunto de componentes bem escolhidos para este tipo de utilização, mas, mais importante que isso, um bom sistema de arrefecimento, designado ‘HyperCool Pro’.

Este é composto por duas ventoinhas de alto desempenho de 12 V, maiores áreas de dissipação em cobre e dois inovadores túneis antipartículas, que permitem que poeiras e outras partículas de sujidade sejam expelidas. Isto evita a típica obstrução dos dissipadores, o maior problema destes portáteis de alto desempenho. Igualmente importante, mas um detalhe habitualmente ignorado, foi a colocação precisa das colunas de som, nas extremidades laterais do chassis, o que pode facilitar a localização de adversários (passos ou origem de disparos) durante uma sessão de CS:GO ou Fortnite.

Desempenho

Tal como em termos visuais e de funcionalidades este ROG Strix Scar II convence, também gostámos bastante das escolhas de hardware da Asus. O processador é um Intel Core i7-8750H de seis núcleos a 2,2 GHz , que funciona em conjunto com 16 GB de memória DDR4 a 2666 MHz, um SSD PCIe de 256 GB, como unidade principal de armazenamento, e um disco rígido de 1TB SATA a servir de unidade secundária.

A vertente gráfica ficou a cargo de uma GeForce GTX 1060 com 6 GB de memória dedicada, resultando num equipamento perfeitamente capaz de lidar com os jogos mais exigentes do mercado e as definições no máximo, embora seja possível reduzir ligeiramente os valores para garantir que nunca terá lag a meio de um torneio online.


Distribuidor: Asus
Site: asus.pt
Preço: €1399


Benchmarks

  • PCMark 10: 5060
  • PCMark 10 Productivity: 7026
  • 3DMark Fire Strike: 10 115
  • 3D Mark Sky Diver: 26 404
  • FarCry 1080p Ultra: 61 fps
  • Shadow of Tomb Raider 1080p Highest DX12: 48 fps

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-8750H a 2,2 GHz (4,1 GHz Turbo Boost)
Memória: 16 GB DDR4 2666 MHz
Armazenamento: 256 GB SSD PCIe + 1TB HDD
Placa Gráfica: Nvidia GeForce GTX 1060 6GB
Ecrã: 15,6” IPS 144Hz (1920 x 1080)
Ligações: Gigabit Lan, HDMI 2.0, Mini DisplayPort 1.2, 3 x USB 3.1 Gen1, USB 3.1 Type-C, leitor de cartões SD, jack 3,5 mm
Dimensões: 361 x 262 x 26,1 mm
Peso: 2,4 kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version