Acer TravelMate X5

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

Com o novo TravelMate X5, a Acer mostra um ultrabook capaz, com características premium, como a sua robusta construção em liga de magnésio, que oferece ao mesmo tempo a redução de peso necessária para que este equipamento pese menos de um quilo, sem comprometer a durabilidade do mesmo.

Além do “peso-pluma”, o TravelMate X5 tem uma estrutura reduzida ao mínimo, daí medir apenas 14,9 mm quando a tampa está fechada. Abrindo a mesma, encontramos um ecrã de catorze polegadas com uma moldura pequena de apenas 9,2 mm, tendo no topo uma webcam que, infelizmente, não está certificada para o sistema de autenticação Windows Hello. Para isso poderá contar com o leitor de impressões digitais colocado na base do teclado, no lado direito do mesmo, que funciona em conjunto com o módulo de autenticação por hardware TPM 2.0 (Trusted Platform Module) aqui instalado.

Regressando ao monitor, este tem a particularidade de oferecer uma qualidade de imagem muito boa, graças ao painel IPS-Pro de resolução FullHD 1080p, tendo ainda a particularidade de ser táctil, encontrando-se protegido por um vidro Gorilla Glass NBT da Corning.

Feito para trabalhar

Recorrendo a um teclado retroiluminado com um bom espaçamento entre as teclas, só mudaria a colocação das de ‘Page Up’ e Page ‘Down’, que estão agrupadas junto às setas direcionais, tornando frequente o pressionar das mesmas quando queremos apenas deslocar o cursor num texto que estivermos a escrever. Já o touchpad, embora ache que deveria estar centrado, tem um funcionamento muito preciso, superior às soluções utilizadas por marcas rivais.

Por se tratar de um equipamento para trabalho, as ligações são fundamentais e, felizmente, estão presentes todas aquelas de que precisa no dia-a-dia, como ficha de 3,5 mm para auscultadores e microfone, duas portas USB 3.0, uma USB 3.1 Gen1 Type-C e uma HDMI.

Em falta está a ligação Ethernet, pelo que apenas poderá tirar partido das mais recentes normas de ligações sem fio, como a Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 802.11ac. A tomada de alimentação poderia ser ligeiramente maior e mais robusta, já que a utilizada parece demasiado frágil para um equipamento que irá estar sempre em viagem.

Por fim, falta apenas referir que, por vir equipado com a versão Pro do Windows 10, estará a tirar total partido das funcionalidades empresariais do sistema operativo da Microsoft, como a encriptação dos seus ficheiros, o início de sessão remota e a criação de máquinas virtuais, entre outras.

Desempenho adequado

Pelo facto de estar focado na mobilidade e no mercado empresarial, o TravelMate 5x traz a mais recente geração de processadores Intel Core: um Core i7-8650U de 1,8 GHz, com 16 GB de memória RAM DDR4 e um rapidíssimo disco SSD PCIe de 512 GB, que desempenha um papel fundamental para garantir uma utilização muito rápida e fluída em aplicações de processamento de texto, folhas de cálculo e acesso à Internet.

Porém, nem tudo é perfeito: os resultados dos nossos testes refelctem um desempenho ligeiramente abaixo do esperado para a configuração usada, em especial no que toca à autonomia. Aqui, registámos cerca de metade do anunciado pelo fabricante, embora estas cerca de quatro horas e meia conseguidas por nós signifiquem que poderá ter um valor significativamente superior numa utilização menos intensiva que não envolva reprodução/edição de conteúdos multimédia e jogar um pouco.


Distribuidor: Acer
Site: acer.pt
Preço: €1399


Benchmarks

  • PCMark 10: 3503
  • PCMark 10 Productivity: 6432
  • PCMark 8 Home Battery: 263 minutos
  • Mark Cloudgate: 6983

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-8560U a 1,8 GHz
Memória: 16 GB DDR4
Armazenamento: 512 GB SSD PCIe
Placa Gráfica: Intel UHD Graphics 620
Ecrã: 14” IPS táctil (1920 x 1080)
Ligações: HDMI, 2 x USB 3.0, USB 3.1 Gen1 Type-C, jack 3,5 mm
Dimensões: 329 x 228 x 14,9 mm
Peso:980 gr

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version