Sony OLED AF9

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Revelada durante a IFA de Berlim, a nova televisão de topo da Sony, pertencente à nova Bravia Master Series, chegou à nossa redacção e conquistou tudo e todos. Recorrendo ao conhecido painel OLED de última geração produzido pela LG, o mesmo utilizado por praticamente todos os fabricantes, como a Panasonic e Philips, é na actuação do processador de imagem X1 Ultimate que esta AF9 se diferencia de todas as restantes televisões OLED do mercado, incluindo a LG C8 com o seu processador Alpha 9.

A qualidade de imagem é simplesmente única, especialmente quando utilizados conteúdos na sua máxima qualidade suportada, como 4K com HDR e Dolby Vision, sendo este painel mais brilhante que o anterior OLED (Bravia A1), permitindo assim visualizar mais detalhes nas sombras, em imagens predominantemente escuras. Recorrendo a um design muito similar ao da já referida Bravia A1, a nova AF9 continua a utilizar uma espécie de pé no painel traseiro, que além de obrigar à colocação do televisor numa posição inclinada (formato de tenda), esta não obriga a uma inclinação tão pronunciada quanto o seu antecessor, influenciando menos na afinação do ângulo de visualização ideal (irritante caso existam reflexos de luzes de tecto).

O pé de apoio traseiro continua a servir para alojar toda a electrónica, como as ligações e os duplos subwoofers laterais, que actuam em conjunto com os três actuadores que geram vibrações no ecrã para criar som. Esta solução, igualmente aplicada no anterior A1, foi melhorada, passando a permitir que o actuador central actue como uma coluna central, focando as vozes, sem impedir a criação de um som mais envolvente através dos restantes actuadores.

Resta falar na mais recente geração da plataforma Android TV, agora mais simples e intuitiva, e o único detalhe que continua a desiludir-nos: a escolha de um controlo remoto tradicional de plástico com botões de borracha, que de inovador tem apenas os botões de atalho para o Netflix e Google Play. Este Bravia AF9 já merecia um comando dedicado, diferenciado e inovador, como a LG e Samsung fazem com os seus modelos topo de gama.

Ponto Final

Pode não ser capaz de reproduzir imagens a 8K, mas a Sony Bravia AF9 é o televisor com a melhor qualidade de imagem 4K HDR do mercado. O inovador sistema de som está ainda melhor, bem como a interface Android TV, agora na versão 8.0 Oreo. Só é pena o comando banal num equipamento tão distinto.

+ Qualidade de imagem
+ Upscaling eficaz
– Controlo remoto banal

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 4
Preço: 3,5
Pontuação: 9,5

Distribuidor: Sony
Site: sony.pt
Preço: €2999

Ficha Técnica
Dimensões: 55 Polegadas
Resolução: 4K (3840 x 2160)
Ligações: 4 x HDMI, Vídeo Composto, 3 x USB, Ethernet Lan, Wi-Fi, Bluetooth, S/PDIF out
Consumo: 150 W
Smart TV: Android TV (8.0 Oreo)

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version