Rede 5G da Vodafone Portugal disponível para testes em Lisboa (Vídeo)

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

Localizada no seu Edifício-Sede, no Parque das Nações, em Lisboa, a rede 5G da Vodafone Portugal fica desde já disponível para que todas as empresas, universidades e startups que integram o centro de inovação Vodafone 5G Hub para que possam testar os seus projectos.

Criado em Junho com o propósito de ser um centro aberto de produção de conhecimento e inovação para que se tire partido de todas as potencialidades que o 5G apresenta, o Vodafone 5G Hub conta já com sete parceiros: as empresas Ericsson, Altran e Celfinet, as startups Nimest e Parkio, e a Academia com o Instituto Superior Técnico (IST) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A par da Vodafone, serão estas as primeiras organizações a usufruir desta rede de testes.

A Vodafone realça a disponibilidade demonstrada pela Anacom em responder positivamente ao pedido de utilização temporária de espectro na faixa dos 3,6 GHz, para que sejam testadas em ambiente real todas as possibilidades que esta tecnologia vai trazer.

Com a instalação da primeira antena 5G, colocada “no ar” com a Ericsson – parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G –, serão assim disponibilizadas as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’.

Estas características permitem que a rede seja distribuída de forma mais selectiva e direccionada, maximizando a capacidade de propagação, diminuindo interferências e permitindo tirar o máximo partido do espectro disponível.

Até ao final do ano, a Vodafone Portugal instalará mais antenas 5G entre Lisboa e Porto.

Via: Vodafone Portugal.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version