Corsair Hydro H115i RGB Platinum

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Já tínhamos testado o Hydro H100i Pro, um sistema de arrefecimento líquido de circuito fechado da Corsair, que usa a tecnologia de bomba integrada de sexta geração da Asetek, o fornecedor de praticamente todos os sistemas do género para várias marcas, como Corsair, Cooler Master, NZXT e outras.

Este sistema revelou ser mais eficaz que modelos anteriores, não só pelo melhor desempenho da bomba de água (maior fluxo), como pelo facto de conseguir oferecer a mesma capacidade de arrefecimento, sem precisar de radiadores tão grandes, e por usar ventoinhas mais silenciosas.

Com a chegada deste Corsair Hydro H115i RGB Platinum, identificámos melhorias ainda mais significativas, graças à utilização de um bloco de água com maior área de contacto, radiador com suporte para duas ventoinhas de maior dimensão, e pela utilização de ventoinhas da família ML Pro RGB. Estas últimas têm a particularidade de, por serem maiores (140 mm), oferecem o mesmo fluxo de ar de que as ventoinhas de 120 mm, mas gerar menor ruído.

Além de se tratar de um modelo com radiador de duas ventoinhas (daí a série H115i), este modelo pertence à família Platinum que, face à série Pro, inclui um bloco de água com um desenho interno superior e com maior área de contacto, razão pela qual obtivemos em teste uma diferença tão significativa em termos de desempenho.

Em relação ao Hydro H100i Pro, o novo H115i RGB Platinum registou uma diferença de 8º C de temperatura em carga num sistema equipado com um AMD Ryzen 7 1800x de oito núcleos a 4 GHz, o que é bastante significativo, especialmente se o computador usado precisar de trabalhar de forma intensiva, como a renderizar vídeo ou imagens 3D.

Por se tratar de uma versão RGB, compatível com o software iCUE da Corsair, encontrará não só a conhecida personalização de cores no bloco de água, como nas ventoinhas ML Pro RGB integradas, solução essa que pode ser visualmente deslumbrante, mas poderá revelar-se um pesadelo para os utilizadores mais exigentes que gostem de esconder toda a cablagem no interior do seu computador.

Ponto Final

A diferença de desempenho oferecida pelo radiador maior e bloco mais eficaz, bem como pela utilização de ventoinhas mais silenciosas e com iluminação RGB, fazem com que os 25 euros de diferença para o Corsair Hydro H100i Pro sejam mais que justificados.

+ Visual atraente e personalizável
+ Baixo ruído gerado
– Número de cabos utilizados pelo sistema

Funcionalidades: 2
Experiência de Utilização: 3,5
Preço/Qualidade: 3
Pontuação: 8,5

Distribuidor: Corsair
Site: corsair.com
Preço: €154,90

Fichas Técnica
Materiais usados: Cobre na base, alumínio no radiador
Encaixes: Intel LGA 1150 a 2066, AMD AM2 a AM4 e TR4
Dimensões: 322 x 137 x 27 mm (radiador), 65 x 65 x 48 mm (bloco)
Ventoinhas: ML Pro RGB 140 mm
Nível de ruído:até 37 dBa

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version