Como a transmissão (“streaming”) ao vivo está a alterar o mundo dos jogos

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

A introdução da internet de alta velocidade alterou muitos aspectos do mundo. Com a capacidade de transmitir vídeo de alta qualidade, surgiu também a capacidade de transmitir vídeo ao vivo de alta qualidade. Embora se esperasse que a melhoria da velocidade da Internet aumentasse a quantidade jogos encontrados online, não se esperava que a capacidade de transmitir ao vivo vídeo de alta qualidade se tornasse um dos maiores progressos no mundo online e nos videojogos desde o deslocamento de paralaxe duplo. Então, como a transmissão ao vivo mudou tanto o mundo dos jogos?

Os jogos propriamente ditos

A primeira alteração, e mais ligada aos jogos propriamente dita foi a introdução de jogos ao vivo. Nos jogos anteriores com vídeo incluído, isto precisava de ser filmado com antecedência. Isto levou a um produto menos do que perfeito, onde a reacção era lenta ou oferecia uma experiência menos do que satisfatória. As frases genéricas eram usadas com bastante frequência e isto tornava os jogos que incluíam gravação em vídeo um produto medíocre.

A introdução da transmissão ao vivo no mundo dos jogos significa que os jogos que incluem gravação em vídeo podem usar agora um complemente de transmissão (“streaming”) ao vivo. Isto aumenta o nível de imersão para níveis estratosféricos. No mundo dos casinos ao vivo, por exemplo, isto permitiu a criação de uma variedade de jogos de mesa ao vivo diferentes, como a roleta, todos incluindo crupiês transmitidos ao vivo. Nunca antes os jogadores de casino online experimentaram o nível de imersão que lhes é oferecido através das maravilhas da transmissão ao vivo.

“Streamers” de jogos

Uma das maiores mudanças no mundo dos jogos é forma como os “streamers” de jogos se estrearam. Os jogadores conseguem agora transmitir as suas conquistas nos jogos para o mundo em geral com relativa facilidade, com plataformas de transmissão ao vivo como o Twitch. Isto levou a que vários de jogadores, especialmente aqueles que jogavam jogos famosos como o Fortnite ou o World of Warcraft, se tornassem celebridades legítimas dentro da comunidade de jogos. Não só ganharam fama, como também conseguiram transformar o jogo num emprego a tempo inteiro, com alguns a conseguir fortunas que nunca imaginaram ser possível.

Alguns dos mais famosos jogadores de “streaming” ao vivo também influenciaram directamente as mudanças no mercado. Vários patrocinadores começaram a ver o valor do mercado de jogos, à medida que a sua influência aumentava. Isto levou a um aumento do dinheiro para os jogadores e para empresas que desenvolvem tecnologia para transmissão ao vivo. O sucesso da transmissão ao vivo também levou a uma nova geração de jovens a tentar entrar no mercado. Para muitas pessoas, o jogo não é apenas um hobby, é uma verdadeira opção de carreira.

O futuro

O futuro da transmissão ao vivo é muito promissor em termos de jogos. Existe uma série de fornecedores de jogos que estão a trabalhar num híbrido de tecnologia de RV e “streaming” ao vivo para produzir a próxima geração de jogos.

Existem também movimentos para realmente transmitir jogos para a sua consola ou PC, em vez de instalá-los. Este será o próximo passo na internet de alta velocidade e tecnologia de nuvem que permitirá que sistemas muito menores joguem jogos muito mais poderosos.

Em suma, é seguro dizer que a transmissão ao vivo ainda não acabou de revolucionar a indústria dos jogos.

Etiquetas:
Exit mobile version