Asus ZenBook 14

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Acabada de chegar ao mercado nacional, a nova série ZenBook da Asus traz computadores ainda mais leves e compactos em 13%, em relação à anterior geração. Estamos a falar numa redução significativa, especialmente em termos de largura, tornando este ZenBook 14 menos largo que uma folha de papel A4 e pouco mais comprido que a mesma. Tudo isto foi feito sem colocar em causa a durabilidade do equipamento, tendo a Asus aproveitado a ocasião para certificar este portátil com a norma militar MIL-STD-810G, que testa os equipamentos em situações de queda, vibração, altitude e temperaturas extremas.

Mantendo-se fiel ao já conhecido acabamento metálico escovado em Azul Real com elementos dourados em contraste, este modelo vem com um novo tipo de dobradiça designada ErgoLift, que ao criar um ângulo de três graus permite optimizar o silencioso sistema de arrefecimento. Além disso, cria ainda uma caixa de ressonância para tirar total partido do sistema de som desenvolvido pela Harman/Kardon. Embora tenha dimensões muito compactas, este ZenBook 14 não prescinde de ligações como USB 3.1, USB-C 3.1 Gen2, HDMI e até mesmo um leitor de cartões MicroSD, ao contrário dos rivais do mesmo segmento, como o Surface Laptop 2 (também testado nesta edição da PCGuia).

Ecrã sem moldura

Abrindo a tampa, reparamos nas molduras quase inexistentes do ecrã deste ZenBook 14, que ocupam apenas 6,1 mm no topo, 3,3 na base e 2,9 nas laterais. A parte do topo é ligeiramente superior às restantes, apenas devido à colocação de uma webcam com sensores infravermelhos, compatível com a autenticação segura Windows Hello. Relativamente ao ecrã, tem um formato panorâmico de 16:9 com resolução FullHD 1080p que oferece uma excelente qualidade de imagem e elevado ângulo de visualização sem perda de qualidade, comnpatível com a reprodução a 100% do espectro da gama sRGB.

Igualmente importantes foram as melhorias implementadas no teclado, agora com maior curso das teclas, sem aumentar o ruído de funcionamento, e a integração do teclado numérico no touchpad, sendo este acedido através do pressionar de um botão no topo do touchpad, sem que este perder a função de cursor. Embora este sistema funcione de forma exemplar, o touchpad continua a não ser tão preciso quanto outros modelos rivais.

Desempenho geral

Equipado com um processador Intel Core i7-8565U de quatro núcleos a 1,8 GHz, 16 GB de memória RAM, 512 GB SSD PCIe e uma controladora gráfica dedicada Nvidia GeForce MX150, este ZenBook obteve resultados superiores ao habitual neste segmento, especialmente em testes gráficos mais exigentes, como o 3DMark Cloudgate. Isto demonstra que, embora seja um equipamento criado para utilizações quotidianas, este ZenBook 14 está preparado para lidar com alguns videojogos menos exigentes, como DOTA 2, Fortnite, CS:GO, League of Legends, entre outros. Só é pena a bateria não oferecer a autonomia anunciada, muito embora as quase cinco horas e meia registadas no teste de autonomia do PCMark 8 Home sejam um valor dentro da norma neste tipo de equipamentos.


Distribuidor: Asus

Site: asus.pt

Preço: €1399


Benchmarks

  • PCMark 10: 3915
  • PCMark 10 Productivity: 6552
  • PCMark 8 Home Battery: 324 minutos
  • 3D Mark Cloudgate: 13 438

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-8560U a 1,8 GHz
Memória: 16 GB DDR3 2133 MHz
Armazenamento: 512 GB SSD PCIe
Placa Gráfica: Nvidia GeForce MX 150 2GB
Ecrã: 14” IPS (1920 x 1080)
Ligações: HDMI, USB 3.1, USB 3.1 Type-C, USB 3.0, leitor de cartões MicroSD, jack 3,5 mm
Dimensões: 319 x 199 x 15,9 mm
Peso: 1,09 kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version