Apps criadas por jovens participam no World Summit Awards em Cascais

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min

O Apps for Good, programa que pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolver problemas da sociedade, vai marcar presença no World Summit Awards.

Este concurso anual criado no âmbito das Nações Unidas para avaliar projectos e soluções digitais com elevado impacto social mundial vai decorrer pela primeira vez em Portugal, na Nova SBE em Cascais.

No evento que decorre hoje e amanhã serão feitas as apresentações do Apps for Good e do Centro de Cidadania Digital – dois projectos criados pelo CDI – bem como o pitch por parte das duas aplicações ‘1936’ e ‘My Pill Dispenser’ criadas por jovens.

Criada pelas alunas da Escola Quinta do Marquês, em Oeiras, a aplicação ‘1936’ foi a vencedora da quarta edição do Apps for Good e tem como inspiração o livro de José Saramago, “O ano da morte de Ricardo Reis”, e disponibiliza dois roteiros pela cidade de Lisboa, seguindo os passos da personagem principal da obra, para facilitar o estudo da mesma. Já a aplicação ‘My Pill Dispenser’, da Escola Sá da Bandeira em Santarém, ficou em segundo lugar e foi concebida para ajudar os doentes e idosos a gerirem os medicamentos que têm que tomar.

Organizado pela APDC e contando com a Câmara Municipal de Cascais e o Turismo de Portugal como hosting partners, o Word Summit Awards é dirigido a inovadores com projectos digitais locais com elevado impacto mundial.

Além da vertente de concurso, onde será escolhido um vencedor em cada uma das oito categorias, o evento contará com debates, apresentações, workshops, e com a presença de várias personalidades nacionais e internacionais, como Luís Goes Pinheiro (Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa), Rogério Carapuça (APDC), Peter Bruck (WSA), Marcus East (National Geographic), Michel Ozello (Outsystems), o Embaixador da Áustria em Portugal, entre outros.

“É um orgulho poder participar no evento tão importante como o World Summit Awards e demonstrar não só a importância dos projectos criados pelo CDI, como são o Apps for Good e o Centro de Cidadania Digital, mas sobretudo os resultados práticos, através das aplicações criadas pelos jovens”, afirmou João Baracho, director executivo do CDI Portugal.

Via: CDI Portugal.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version