Wiko View 2 Plus

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

Se há coisa que não podemos apontar à Wiko é ter smartphones estupidamente caros, que nunca poderiam competir com os terminais das grandes marcas. A marca bem tentou, há um ano, entrar neste carrossel, mas o Wiko WIM (custava cerca de 500 euros) não passou de uma nota de rodapé no mercado nacional dos smartphones. Na realidade, no que a Wiko é realmente boa é em democratizar o acesso a tecnologias de topo, trazendo-as para terminais de baixo custo.

É precisamente o que se passa com o Wiko View 2 Plus, um terminal com um ecrã panorâmico 19:9 de 5,93 polegadas, que quase o faz passar por um dos mais recentes Samsung Galaxy- “apenas” falta o vidro curvo nas laterais. Com 4GB de RAM e um Snapdragon 450 octa-core e 64 GB de armazenamento (pedia-se mais um pouco, mas podemos usar cartões microSD até 256 GB), o View 2 Plus teve dos melhores resultados gerais para um Wiko, superando mesmo alguns dos testes do topo de gama WIM, sobretudo na autonomia (onde teve o dobro do tempo de “vida) e no AnTuTu, que analisa vários aspectos de desempenho do processador e restantes elementos das “entranhas do View 2 Plus. Quando estamos a falar de um smartphone que custa 199 euros, então podemos ter aqui um dos melhores terminais Android à venda em Portugal nesta gama de preços, taco-a-taco com o Alcatel 5V que testámos na edição passada da PCGuia.

Além do desempenho do sistema, muito fluído e rápido, este smartphone com Android Oreo 8.1 também não desilude no campo da fotografia, onde a sua câmara traseira Sony IMX 486 de 12 MP de lente dupla nos dá resultados muito aceitáveis e que não ficam muito atrás de propostas que roçam os 300 euros.

Quando no princípio falávamos na adopção de tecnologias de topo a modelos de entrada de gama, aqui fica um exemplo, precisamente na câmara: um módulo de inteligência artificial reconhece alguns cenários e adapta as definições de imagem às condições existentes. O reconhecimento facial, o estabilizador de vídeo desenvolvido pela Vidhance e os efeitos de cinema (timelapse e câmara lenta) completam um bouquet de características avançadas que se alinham bem com o preço pedido pelo View 2 Plus.

Ponto final

Depois de algumas desilusões com os testes, na edição anteriores da PCGuia, com os smartphones Lenny e Jerry, a Wiko volta a subir muitos pontos na nossa consideração ao conseguir oferecer um dos smartphones com várias características de um topo de gama por menos de 200 euros.

+ Preço
+ Ecrã
+ Autonomia
– Design traseiro colado ao iPhone X

Medições: 1,22
Experiência de Utilização: 5,4
Preço / Qualidade: 1
Nota Final: 8

Distribuidor: Wiko
Site: pt.wikomobile.com
Preço: €199,99

Benchmarks

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark8 Work PCMark8 Autonomia
71 977 12 867 4607 848 minutos

Características Técnicas
Processador: Snapdragon450,octa-core 1,8 GHz
Memória: 4GB
Armazenamento: 64GB
Câmaras: 12MP dual (traseira) + 8 MP (frontal)
Ecrã: 5,93” IPS HD+ (1512 x 720), 282ppi
Bateria: 4000mAh
Dimensões:153,4 x 72,3 x 8,6 mm
Peso: 166 gr

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version