TP-Link Neffos X9

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

A marca que é mais conhecida por ter equipamentos de rede, como routers e extensores de sinal (e que recentemente apresentou uma gama de dispositivos IoT para casa) também tem smartphones – os Neffos. Estes são equipamentos de gama baixa, que não ultrapassam os 200 euros, sendo que o X9 é mesmo o telefone mais avançado que a TP-Link tem, actualmente no seu portfólio.

Uma das estratégias que estas marcas com equipamentos mais modestos costumam seguir é copiar, de alguma forma, o design e apresentação dos smartphones de marcas mais reconhecidas: é o que acontece com a Neffos e o X9. O site neffos.com imita o modelo lançado pela Apple há alguns anos, com faixas horizontais a mostrar vários aspectos dos equipamentos e o smartphone tem as linhas divisoras traseiras que se tornaram célebres no iPhone 6. Também o formato da dupla câmara é igual à do iPhone X, embora a Neffos a tenha posicionado no topo central da traseira, por cima do leitor de impressões digitais.

E já nem falamos na caixa e no desenho do papel de parede que o smartphone tem neste suporte, idêntico aos que o iPhone X mostravam na altura do lançamento, há cerca de um ano. A estratégia da imitação compreende-se, como forma de mostrar às pessoas uma imagem associada a equipamentos mais caros, mas isto acaba por tirar identidade a uma marca, que assim acaba por viver à sombra do sucesso alheio.

Questões estéticas à parte, este Neffos tem no ecrã IPS de quase seis polegadas o seu principal chamariz: até é possível ter duas apps a correr ao mesmo tempo com o display dividido ao meio. Para um equipamento nesta gama de preços, o X9 deve ter mesmo dos maiores ecrãs, o que é essencial para muitos compradores com um orçamento limitado. Outra característica que destaca o Neffos é o facto de poder ser configurado com desbloqueio por reconhecimento facial, uma tecnologia que só costumamos ver em equipamentos mais caros e que, aqui, é bastante mais rápida que o esperado.

Disponível em Space Black e Moonlight Silver, o Neffos X9 já vem com Android 8.1 não traz junkware excessivo (ou seja, apps-extra: só vimos a CleanMaster e a Office Suite);aliás, a marca dota, e bem, o seu telemóvel com as apps TP-Link Kasa (para controlar dispositivos IoT) e Theter (para configurar e gerir redes Wi-Fi), o que nos pode, por exemplo, levar a ter curiosidade de experimentar o ecossistema de lâmpadas, tomadas inteligentes e routers da marca.

Ponto final

Por 199 euros, o Neffos X9 é um smartphone equilibrado que tem no ecrã e em mais outros dois ou três detalhes (como o desbloqueio facial) os seus pontos fortes. É pena, contudo, que a marca se cole tanto à Apple para tentar agradar aos consumidores.

+ Preço
+ Tamanho do ecrã
+ Desbloqueio facial
– Design
– Autonomia

Medições: 1,06
Experiência de Utilização: 4,6
Preço / Qualidade: 1
Nota Final: 7

Distribuidor: TP-Link
Site: neffos.com
Preço: €199,99

Benchmarks

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark8 Work PCMark8 Autonomia
53 742 8447 3945 426 minutos

Características Técnicas
Processador: MTK MT6750 (4 x 1,5 GHz + 4 x 1,0 GHzCortexA53)
Memória: 3GB
Armazenamento: 32GB
Câmaras: 13+ 5 MP (traseiras) + 8 MP (frontal)
Ecrã: 5,99” IPS HD+ (1440 x 720), 269ppi
Bateria: 3060mAh
Dimensões: 140,9 x 73 x 7,5 mm
Peso: 168gr

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version