TeamGroup T-Force Xcalibur RGB

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Disponível em duas variantes e duas velocidades distintas, a nova gama de memórias T-Force Xcalibur RGB da TeamGroup promete fazer justiça ao ADN da marca, que já foi, no passado uma referência entre os adeptos de overclocking nacionais.

Acessíveis, de excelente qualidade de construção e capazes de atingir boas velocidades, ou velocidades menos elevadas, mas com latências menores, está nas mãos do utilizar escolher como tirar maior proveito do respectivo sistema com as novas T-Force Xcalibur RGB. Equipadas com chips de memória Samsung, estes módulos usam dissipadores em alumínio de grandes dimensões que têm a particularidade de integrarem um sistema de iluminação RGB que, ao contrário de modelos rivais, permite iluminar o espaço da motherboard e componentes em torno das memórias. Este sistema de iluminação é compatível com os principais sistemas do mercado, como Asus Aura Sync, Gigabyte RGB Fusion, MSI Mystic Light Sync, Blitz, ASRock Polychrome Sync e outros.

Pelo facto de fazerem parte da gama Special Edicion, estes dois módulos utilizam uma personalização no feixe de iluminação, como se fosse uma tatuagem tribal, a que a marca designa de design Totem. Com 8 GB de capacidade para cada módulo, este kit de 16 GB é do tipo DDR4 e, embora tenha certificação JEDEC de 2400 MHz, está configurado para, através do sistema de perfis XMP 2.0, funcionar a 3600 MHz, usando as latências 18-20-20-44, com 1.35v de alimentação. Infelizmente, o sistema utilizado para o teste está baseado num AMD Ryzen 7 1800X, que recorre a um controlador de memória algo exigente, pelo que não conseguiu extrair mais que 3400 MHz, com as latências e alimentação anunciada pela TeamGroup.

Não deixa de ser um valor interessante para um controlador de memória que, supostamente, não deveria suportar mais que 2666 MHz. Com esta velocidade, conseguiu-se extrair 48.550 MB/s de velocidade de leitura das memórias, e 47.273 MB/s de velocidade de escrita, usando o AIDA64 para registar estes valores. Com um PVP de 229 euros, se procurar com atenção poderá encontrar estas memórias ainda mais baratas, tornando-as numa compra ainda mais interessante. Se precisar de maior velocidade, a TeamGroup tem um modelo certificado para 4000 MHz, só recomendável a sistemas Intel, mas cinquenta euros mais caras.

Ponto Final

Capazes de atingir as velocidades e as latências anunciadas, desde que o sistema o permita, estas memórias oferece uma excelente relação preço/desempenho, oferecendo ao mesmo tempo um sistema de iluminação RGB atraente, e compatível com praticamente todos os sistemas do mercado.

+ Desempenho
+ Latências baixas
+ Efeito de iluminação RGB

Funcionalidades:2
Experiência de utilização:4
Preço: 3
Pontuação: 9

Distribuidor: Globaldata
Contacto: teamgroupinc.com
Preço: €229

Características Técnicas
Formato: DIMM
Tipo: DDR4
Capacidade: 16 GB (2×8)
Velocidade: 3600 MHz (2400 MHz JEDEC)
Latências: 18-20-20-44

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version