Sony Xperia XZ3

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min
Sony/ Xperia XZ3

Outrora um criador de tendências, a Sony tem-se visto algo perdida nos últimos anos, com lançamentos que ficaram aquém das espectativas, como foi o caso dos Xperia XZ1 e XZ2. Com o XZ3, a Sony pode estar de regresso às luzes da ribalta, com um design que está, finalmente, de acordo com as últimas tendências do mercado, especialmente na adopção de um ecrã de formato 18:9 com molduras praticamente inexistentes nas laterais curvas. Na traseira desaparece aquela estranha bossa que tornava o Xperia XZ2 uma espécie de “baloiço”, quando colocado sobre uma mesa.

Embora esta tenha desaparecido, continua presente aquele que continua a ser, para nós, o único problema ergonómico do XZ3: o sensor de impressão digital colocado numa posição central. Esta solução faz com que, instintivamente, acabemos por colocar o dedo no sensor de imagem, em vez de no sensor de impressões digitais- era muito mais fácil terem mantido o sensor no botão de power, como acontece no XperiaZ5.

Multimédia de referência

Tal como no XZ2, a ligação jack continua ausente, algo estranho para um equipamento com 9,9 mm de espessura, bem como pelo empenho que a Sony tem tido na vertente multimédia, como a compatibilidade de áudio de alta resolução (HiRes Audio). Ainda assim, a Sony inclui um adaptador USB-C para jack, uma solução pontual, mas longe de ser a ideal. Por outro lado, o XZ3 conta com dois altifalantes frontais estéreo que são dos mais potentes que temos experimentado, ao qual se junta o já conhecido sistema de vibração dinâmica, que simula a criação de graves através de vibração, para uma experiência mais imersiva. Para completar a experiência audiovisual, a Sony estreia, no XZ3, o seu primeiro ecrã OLED, com seis polegadas, resolução QHD+ (2880×1440) e capaz de reproduzir conteúdos HDR. Colocando lado a lado com outros ecrãs OLED e AMOLED, as imagens reproduzidas no Xperia XZ3 conseguem ser superiores a nível de contraste, saturação e detalhes;ou seja, é actualmente, o melhor ecrã do mercado. Não nos podemos esquecer do sistema AOD (Allways On Display), que passa a estar disponível pelo facto de o ecrã ser OLED.

Desempenho

Em termos de câmara, a Sony voltou a usar o sensor IMX400 que, além de captar imagens de grande qualidade com 19 MP, consegue captar vídeo 4K com HDR (embora a 30 fps) e vídeo em modo superlento a 960 fps com resolução FullHD, algo que nenhum outro smartphone consegue.

As grandes novidades estão, no entanto, no software utilizado, que foi bastante simplificado, passando a integrar todas as funções adicionais dentro da própria aplicação. Ainda assim, embora a qualidade das imagens (e vídeo) seja muito boa na grande maioria das ocasiões, as mesmas não estão ao nível dos resultados obtidos com equipamentos rivais da Samsung e Huawei, em situações com luminosidade reduzida. De resto, temos o novo sistema operativo Android Pie (9.0), o poderoso processador Snapdragon 845 e 4 GB de memória RAM, uma “receita” suficiente para garantir o melhor desempenho de sempre num equipamento Android.

Só é pena o armazenamento estar limitado a 64 GB, numa altura em que todos os topos de gama vêm equipados com 128 GB, embora possa usar um cartão MicroSD até 512GB. A bateria está ao nível de equipamentos rivais, embora só tenha 3330 mAh de capacidade, fruto da boa gestão energética do processador e do novo sistema operativo.

Ponto Final

Embora tenha sido uma estranha estratégia, o lançamento do Xperia XZ3 revela-se fundamental para manter a Sony ao nível dos principais players do mercado, com um preço que não está desenquadrado. Só é pena alguma teimosia ergonómica.

+ Desempenho
+ Qualidade do ecrã
– Ergonomia

Experiência de Utilização: 5,9
Medições:1,9
Preço: 0,8
Pontuação: 9

Distribuidor: Sony
Site: sonymobile.com/pt
Preço:€799

Benchmarks

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark8 Work PCMark8 Autonomia
278108 67182 11621 639minutos

Características Técnicas
Processador: Qualcomm Snapdragon 845 (4×2,7GHz+ 4×1,7GHz)
Memória: 4GB
Armazenamento: 64GB
Câmaras:19 MP (traseira), 13 MP (frontal)
Ecrã: 6,0” AMOLED (2880×1440),537ppi
Bateria:3330 mAh
Dimensões: 158 x 73 x 9,9mm
Peso: 193gr

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version