Sony Xperia XA2 Ultra

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

A Sony é daquelas marcas que se mantém firme no conceito de design que aplica aos seus smartphones. Aqui não há seguir tendências para ninguém: o XA2 Ultra mantém-se fiel aos traços clássicos que a gama Xperia tem há, pelo menos, uns cinco anos. E se isto acaba por ser diferenciador, acaba também por fazer com que estes terminais da marca nipónica pareçam ter ficado parados no tempo é na parte da frente que isto se nota mais: não há ecrã infinito, não há notch, não há sensor de impressões digitais, não há algo que transporte a Sony para 2018/19 – parece que estamos a ver o primeiro Xperia S, que saiu em 2012. É interessante e ao mesmo tempo intrigante ver que a Sony não cede um milímetro na forma como desenha e apresenta os seus smartphones. Diríamos que é bastante arriscado para a marca não ter sequer um modelo com um ecrã verdadeiramente infinito seu portfólio Xperia – o topo de gama XZ3 é o que se mais aproxima disso, mas mantêm um topo e uma base com alguma dimensão.

As dimensões e o peso também se tornam inimigos do XA2 Ultra: são 221 gramas e uns excessivos 9,5 mm de espessura, que o tornam um smartphone muito pouco agradável de ter na mão. Outra das coisas que a Sony insiste manter é a câmara única, o que também nos transporta para o passado, uma vez que agora até há smartphones de entrada de gama que já apostam no duplo sensor. E no terreno, esta falta de uma segunda câmara faz-se notar: o XA2 Ultra não mostra fotografias equilibradas, mesmo com boa luz, mesmo com o HDR ligado – só a gravação 4K pode servir, aqui, de contrapeso. E, para não destoar do classicismo da Sony, temos um botão dedicado para lançar a app da câmara e tirar fotografias.

Curiosamente é nas selfies, ou seja, na fotografia frontal que o Xperia XA2 Ultra se destaca, uma vez que é à frente que a marca parece ter apostado, com uma câmara dupla, mais um flash – é este o grande destaque do telemóvel, com algumas das melhores imagens que já conseguimos para um equipamento deste preço. Mas, de forma geral, pedia-se muito mais a uma marca como a Sony, especialmente neste campo.

O que continua a ser mau, mesmo muito mau, são as aplicações com que a marca japonesa descaracteriza o Android. É, para sermos simpáticos, demasiado: Xperia Lounge, PS App, Sony News Suite, Movie Creator, AR Creator, Sketch, AVG Protection, Amazon Shopping, Prime Video, Amazon Kindle, Xperia Assist, Support. Até mesmo o Facebook já vem instalado.

Ponto Final

Pegar no XA2 Ultra é fazer uma viagem ao passado. A Sony teima em não fazer evoluir muitos dos seus terminais e este modelo parece ter sido lançado há cinco anos. Simplesmente, faz mal aos olhos ter um ecrã encaixado entre duas faixas tão grandes no topo e na base. Safam-se as selfies.

+ Selfies
– Design
– Câmara traseira
– Ecrã

Medições: 1,69
Experiência de Utilização: 3,8
Preço / Qualidade: 0,9
Nota final: 6

Distribuidor: Sony
Site: sonymobile.com
Preço:€299

Benchmarks

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark8 Work PCMark8 Autonomia
87961 16565 5036 727 minutos

Características Técnicas
Processador: Snapdragon 630, octa-core 2,2 GHz
Memória: 4 GB
Armazenamento: 32/64 GB
Câmaras: 23 MP (traseira) + dual 24 MP (frontal)
Ecrã: 6″ IPS LCD (1080 x 1920), 367 ppi
Bateria: 3580 mAh
Dimensões: 163 x 80 x 9,5 mm
Peso: 221gr

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version