Samsung QLED 8K Q900R

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

Disponível em três dimensões distintas (65, 75 e 85 polegadas), a nova Samsung Q900R destaca-se por usar um painel de tecnologia Quantum Dot (QLED) com resolução 8K, ou seja, 33 milhões de pixéis (7680 x 4320), o que corresponde quatro vezes a resolução de um painel 4K (3840 x 2160), e dezasseis vezes a resolução de um painel FullHD (1920 x 1080).

A resolução é tal que dificilmente conseguirá, a olho nu, identificar os pixéis individuais do painel, excepto se estiver junto ao televisor. Menos estreito que o habitual (3,4 cm), este televisor utiliza um sistema de retroiluminação composto por inúmeros módulos LED individuais que garantem um brilho máximo de 4000 nits. Isto faz com que seja possível iluminar decentemente objectos em cenários verdadeiramente escuros, como a chama de um fósforo, algo que anteriormente só seria possível com um painel OLED, sem iluminar todo o cenário ou torna-lo cinzento, em vez de preto.

Conteúdos 8K?

Para tirar total partido deste televisor, terá de reproduzir conteúdos para o qual foi criado. O problema será encontrar esses conteúdos, disponíveis apenas em alguns vídeos no YouTube, e o simples facto de a aplicação para a TV não ser compatível com a reprodução de ficheiros acima dos 4K, por limitações de codecs.

A única solução para podermos reproduzir conteúdos 8K nesta Q900R foi através da edição de vídeos de resolução 8K usando os formatos compatíveis com o televisor (MP4 com HEVC e H.265), mas não se preocupe, pois além destes conteúdos, a Q900R é igualmente capaz de reproduzir 4K com HDR – encontrámos vídeos no YouTube, Vimeo, Netflix e Amazon Prime com uma qualidade impressionante.

Para tal foi fundamental tirar-se partido das diversas tecnologias aplicadas para melhoramento de imagem e upscaling da resolução, como o poderoso Quantum Processor 8K, que utiliza um sistema de inteligência artificial para identificar elementos na imagem, ajustando as definições da imagem com as características associadas aos mesmos.

O resultado é surpreendente, não só em fontes de imagem já com uma boa qualidade (FullHD ou superior),como em fontes com sinal inferior, como HD e SD. Porém, não espere milagres nestes últimos casos, pois embora a imagem melhore ligeiramente, esta nunca ficará ao nível de conteúdos de alta resolução.

Compatibilidades

Estranhamente, a Samsung continua fiel à norma HDR10+, ou seja, continua a não ter uma das mais importantes normas do mercado, a Dolby Vision, talvez por políticas internas, ou algo que ainda não conseguimos compreender.

De resto, encontrará na Q900R um dispositivo que partilha algumas soluções com o QLED Q9F, como a caixa Samsung One Connect,que reúne todos os componentes de processamento, alimentação e as portas de comunicação deste televisor. Esta comunica com o ecrã através de uma ligação de fibra óptica, que tem a particularidade de também transmitir corrente eléctrica juntamente com os dados de áudio e vídeo, perfeito para colocar este televisor numa parede. A interface do sistema SmartTV (SmartHub) continua fácil de usar, embora pareça mais rápida a responder aos comandos do controlo remoto fornecido, que tem a particularidade de poder funcionar como comando universal com outros dispositivos ligados ao televisor, como a TVBox ou leitor de Blu-Ray.

Ponto Final

Capaz de reproduzir imagens com uma qualidade impressionante, foi nas fontes de sinal mais baixo que esta Q900R impressionou, devido ao eficaz sistema de upscaling de imagem, o melhor que experimentámos até hoje. Só é pena a falta de conteúdos para podermos tirar total partido deste ecrã.

+ Qualidade de imagem
+ Upscaling eficaz
Conteúdos 8K inexistentes

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 4
Preço: 3
Pontuação:9

Distribuidor:Samsung
Contacto: samsung.com/pt
Preço: €4999

Características Técnicas
Dimensões: 65 Polegadas
Resolução: 8K (7680×4320)
Ligações: 4x HDMI,3x USB, Ethernet Lan, Wi-Fi, Bluetooth, S/PDIF out
Consumo: 330W
Smart TV: Smart Hub (Tizen)

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version