Netgear Orbi

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min

Todos sabemos que ter rede sem fios em toda a casa pode ser uma luta. Paredes grossas, pilares cheios de ferro, outros dispositivos que fazem interferências no sinal ou uma escolha errada do local de instalação são as razões mais comuns para que o sinal Wi-Fi não chegue em condições a todos os cantos da casa. Para ajudar, existem várias soluções que prometem todas rede rápida e com cobertura total.

A Netgear lançou recentemente o Orbi, um sistema que tem como objectivo conseguir resolver todos os problemas de cobertura de rede Wi-Fi em várias situações. O Orbi utiliza uma rede mesh, sistema Wi-Fi que já abordámos várias vezes nestas páginas, por isso não vamos entrar em grandes explicações técnicas sobre ele.

O kit Orbi é composto por dois dispositivos, um router e um satélite. Ambos são objectos brancos, de plástico, que fazem lembrar um pouco os menires, as pedras antigas que pode encontrar espalhadas por vários sítios em Portugal. Fisicamente, as únicas diferenças entre os dois dispositivos está na quantidade de entradas que cada um oferece e na peça superior, que no router é azul e no satélite é branca.

Ligações para todos

O router tem uma entrada RJ45 para a ligação WAN (onde liga o seu modem ou gateway), mais três ligações semelhantes para ligar outros dispositivos e uma entrada USB 2.0 para ligar por exemplo um disco externo e assim criar um sistema NAS. O satélite apenas tem quatro entradas RJ45 para ligar dispositivos à rede interna.

A configuração do sistema é muito simples: basta premir o botão ‘Sync’ em cada um dos dispositivos para que comecem a comunicar um com o outro. O router vai dando pistas visuais acerca da qualidade da ligação:se aparecer uma luz azul, significa que tudo está bem; caso seja amarelada, terá de alterar o posicionamento do satélite para melhorar o sinal. Para configurar outras funcionalidades pode utilizar a aplicação que está disponível para iOS e Android ou a interface gráfica do router que pode ser acedida através de um browser.

O Orbi utiliza três ligações Wi-Fi para funcionar: uma a 2,4 GHz e uma a 5GHz para ligações dos dispositivos à rede e mais uma a 5GHz exclusivamente para interligar os dispositivos Orbi que compõem o sistema. Este arranjo serve para que os dispositivos ligados à rede tenham sempre disponível todo o potencial de largura de banda que os 5 e os 2,4 GHz conseguem fornecer. Tal como acontece com a maioria dos sistemas mesh, o utilizador não tem grandes hipóteses de escolher manualmente a frequência que vai utilizar.

Urbi et Orbi

E funciona? Sim. Funciona. A cobertura que conseguimos no nosso teste com os dois Orbi que compõem o kit base foi das melhores que registámos, muito semelhante à que conseguimos com o sistema Google Wi-Fi com três dispositivos. Em termos de velocidade também conseguimos números muito semelhantes às do sistema da Google.

As velocidades de transferência chegaram muito perto dos 200 Mbps a cerca de dois metros e de 140 Mbps com uma parede de tijolo pelo meio. Os testes foram realizados com um acesso à Internet Meo de 1Gbps, um computador MacBook e um smartphone Huawei Mate 20 Pro. Quanto ao software, recorremos aos serviçosfast.com e speedtest.net para avaliar a velocidade de acesso à Internet e também fizemos a cópia de 4,7 GB de ficheiros de um NAS Synologycom 16TB de e para o MacBook.

Ponto final

O sistema Orbi funciona bem, mas tem um pequeno defeito a que os americanos chamam ‘dealbreaker’,o preço. Este sistema é caro:o kit com um satélite e um router custa 370 euros, comcada satélite-extra a valer 270euros. Concordo com o facto de ser um investimento que tão cedo não repete, mas mesmo assim tem alternativas algo mais em conta e que oferecem um desempenho comparável.

+ Funciona mesmo
+ Estabilidade
– Preço

Funcionalidades: 4
Experiência de utilização: 2
Preço: 2
Nota final: 8

Distribuidor: Netgear
Site: netgear.com
Preço: €370 (router + satélite), €270 satélite extra

Características Técnicas
Normas de ligação sem fios: Tri-band 802.11a/b/g/n/ac (802.11b/g/n at 2.4GHz, 802.11a/n/ac at 5GHz); AC3000 (1733 + 866 + 400Mbps); MU-MIMO
Memória: 512MB RAM
Armazenamento: 4 GB
Ligações: 4 x 10/100/1000Mbps Gigabit Ethernet (1 WAN + 3 LAN no router, 4 LAN no satélite), 1 x USB 2.0
Dimensões: 169 x 59 x 225 mm
Peso: 889gr

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version