HP Tango X

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

A impressão em casa é daquelas coisas que está em vias de extinção. Há dez anos, ter uma multifunções em casa era uma coisa de filme de ficção científica, hoje é mais de um filme vintage. A HP Tango parece ser, precisamente, aquela impressora para quem não quer ter uma impressora, muito por “culpa” do seu design minimalista, com uma capa em tecido que promete fazer com que passe despercebida num escritório em casa ou até mesmo numa sala de estar. Mas aqui está também um dos problemas que tivemos quando usámos a Tango: a capa desdobra-se para a frente, ou seja, ou vai ficar a ocupar espaço (que não temos) numa mesa, ou vai ficar pendurada num móvel ou estante, uma vez que a precisamos de abrir para que as folhas saiam impressas pela parte da frente e, claro, para alimentar a impressora com papel. É claro que podemos retirar a capa e guardá-la noutro sítio, mas é incómodo estar sempre a “despir” e a “vestir” a Tango: pedia-se uma solução mais inteligente por parte da HP, talvez com uma capa com aberturas pudesse contornar o problema.

A HP diz que a Tango X é a primeira impressora inteligente do mercado, uma afirmação que se baseia no facto de a mesma poder ser controlada pelos assistentes virtuais da Amazon (o Alexa) e da Google e que se configura como se fosse um dispositivo IoT. Além disso, tem ainda uma app para iOS e Android que permite, por exemplo, fazer scan a documentos e enviá-los directamente para impressão ou até fazer prints via Internet à distância, o que faz com que a Tango X funcione quase como um sistema de fax. Mas uma das funcionalidades mais inteligentes deste sistema da HP é o programa InstantInk (pode inscrever-se em hpinstantink.com, com preços a partir de 2,99 euros/mês, para um volume de impressão de cinquenta páginas), que dá “poder” à Tango para encomendar tinteiros assim que a app detecte que os mesmos estão a acabar.

A Tango imite ainda diferentes tons de luz, conforme os alertas surgirem: por exemplo, quando não tem folhas no alimentador, começa a piscar em laranja; em stand-by, fica com uma luz azul à frente. Uma das coisas que não vai mesmo encontrar são botões físicos: a Tango tem apenas três áreas sensíveis ao toque, entre as quais o controlo para interromper a impressão, que estão sob a tampa que também serve de suporte para o alimentador.

Ponto Final

Não encontramos melhor definição para este equipamento: ‘a impressora para quem não precisa de impressora’. Para documentos (até mesmo de fotografia), a qualidade dos resultados é muito boa e a companion app funciona igualmente bem – a final, são preciso dois para dançar com esta Tango.

+ Design
+ App
+ Configuração
– Capa em tecido

Qualidade de impressão: 3,7
Experiência de utilização: 3,5
Preço/Qualidade: 1,5
Nota Final:9

Distribuidor: HP
Site: hp.com
Preço: €199

Características Técnicas
Resolução Máxima:4800 x 1200
Funções: Impressão
Ligações: Wi-Fi
Custo Por Página Cor/PB: 0,0598 cêntimos*

*tendo em conta o preço base do serviço InstantInk

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version