HBO Portugal fica «pelo menos dois anos» na Vodafone e promete apostar na produção nacional

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min
HBO Portugal

A HBO já está desde ontem disponível em Portugal, mas só hoje é que a produtora dos Estados Unidos se apresentou ao mercado, com uma conferência de imprensa num hotel de Lisboa.

Hervé Payan, CEO da HBO Europa (segundo a contar da esquerda, na foto), garantiu que a produtora vai estar atenta a oportunidades para fazer séries em Portugal: «Acontece em todos os mercados onde estamos presentes, desde a Hungria a Espanha, por isso vamos também fazê-lo em Portugal. Vai levar tempo, mas vai acontecer».

A título de exemplo, a HBO Espanha entrou no mercado de nuestros hermanos há dois anos e a primeira série original espanhola, Patria, estreou em 2018. Entretanto, a produtora já deu luz verde para uma segunda produção do país vizinho, a série 30 Monedas.

Além da aposta na produção nacional, que Hervé Payan quer que «seja feita com tempo» e aplicada aos «projectos certos», houve ainda o anúncio oficial de que a série A Guerra dos Tronos vai estrear na plataforma HBO Portugal ao mesmo tempo que nos EUA: será a 15 de Abril, às duas da manhã (noite de 14 para 15 de Abril).

De momento, a HBO Portugal está apenas disponível em Android, PS4, televisões inteligentes da LG e não existe para iOS. Hervé Payan disse que a produtora está a par desta “falha” e que «em breve» estará disponível a aplicação para iPhone e iPad.

Para breve, está também a adopção da tecnologia HDR aos conteúdos da HBO, em detrimento do 4K: «O High Dynamic Range é que faz a diferença, porque nos testes cegos que fizemos, o Ultra HD era quase imperceptível aos olhos das pessoas que participaram».

Mário Vaz, CEO da Vodafone, foi outros dos participantes na conferência de imprensa da HBO, uma vez que a operadora é a parceira exclusiva da plataforma em Portugal.

Contudo, esta exclusividade é válida apenas para a box de televisão, embora haja aqui uma vantagem para os clientes Vodafone: quem entrar na aplicação da HBO Portugal a partir do ‘Menu’ da box, ou do canal 106, não precisa de se registar com email e password.

Na TV, aceitar os termos e condições e seleccionar ‘Continuar’, para sermos levados a um ecrã que mostra onde o serviço está disponível, juntamente com um código que devemos usar no registo que fazemos no browser do computador ou num Android – é este código que evita termos de fazer o registo.

A partir da primeira entrada na plataforma da HBO, na box de TV ou noutro local, com o código dado, temos trinta dias gratuitos para usar o serviço – depois, a mensalidade é de 4,99 euros. Aqui, há a possibilidade de adicionar até cinco dispositivos, com a ressalva de que só dois podem estar a ver a HBO Portugal ao mesmo tempo.

Para finalizar, o CEO da Vodafone confirmou que o acordo de exclusividade nas boxes de TV vai ser «superior a dois anos», mas disse que «mais importante que a data escrita no contrato» vai ser a «resposta dos clientes» a este serviço, pelo que fica em aberto uma extensão do mesmo, dependendo do feedback dos clientes.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version