DJI Mavic 2 Zoom

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Parece que nos precipitámos quando considerámos o Mavic 2 Pro o melhor drone do mercado:faltava-nos testar o Mavic 2 Zoom. O corpo é praticamente idêntico, com a mesma bateria, as mesmas hastes, os mesmos motores e pás que, graças às constantes optimizações, garantem agora uma autonomia teórica de 31 minutos, e um ruído de funcionamento bem menor, e isto sem esquecer os inúmeros sensores de obstáculos colocados em todas as direcções (dois frontais, dois traseiros, dois inferiores, um superior, um lateral esquerdo e um lateral direito).

Outro elemento igual nos dois drones é o sistema de estabilização mecânica de três eixos, que garante uma estabilidade impressionante, mesmo em situações com rajadas de vento irregulares.

Vídeo com Zoom
O que, efectivamente, muda, face ao Mavic 2 Pro, é o sensor de imagem e o seu mecanismo de fixação. Se, no modelo Pro, encontramos um sensor CMOS de 1”, capaz de captar imagens com 20 MP, no caso do modelo Zoom temos um sensor CMOS de 1/2,3”, de resolução mais reduzida, 12 MP, embora ambos mantenham a mesma resolução na captação de vídeo (4K a 30 fps).

A razão pela qual o sensor teve de ser mais pequeno (embora equivalente ao Mavic original) prende-se com o espaço ocupado pelo mecanismo do zoom óptico, que garante, assim, uma versatilidade impressionante, algo nunca antes visto num drone doméstico: um zoom variável de 24 para 48 mm, com uma abertura f/2.8 a f/3.8. Se optar por uma gravação em resolução FHD 1080p, a capacidade de zoom poderá aumentar para 4x, graças ao efeito de recorte do sensor.

Novos modos de voo
O facto de estarmos perante uma câmara com zoom permite a criação de novos modos de voo, para tirar total partido dessa versatilidade. O mais espectacular é o modo Dolly Zoom, uma solução muito utilizada nos filmes de Hollywood (Alfred Hitchcock foi dos primeiros a usar), que consiste em aproximar-se do objecto focado usando o zoom, ao mesmo tempo que a câmara se afasta fisicamente do mesmo. O resultado é um aproximar do objecto (ou pessoa), dando a impressão do fundo se estar a afastar, algo que acontece na realidade. Temos ainda diversos modos de hyperlapse (vídeo através de várias imagens captadas com um intervalo de tempo reduzido), fotos com HDR e a fotografia Super Resolution de 48 MP, que consiste na combinação de nove imagens.

Ponto Final

Embora nas imagens captadas se sinta, de forma muito ténue, as diferenças na qualidade da imagem devido às limitações de dimensão do sensor, a versatilidade do Zoom torna o Mavic 2 Zoom o drone mais completo e versátil do mercado.

+ Versatilidade do zoom
+ Qualidade de imagem
– A imagem não é tão nítida quanto no Mavic 2 Pro

Funcionalidades: 2
Experiência de Utilização:4
Preço: 3,5
Nota Final: 9,5

Distribuidor: DJI
Site: dji.com/pt
Preço:€1249

Características Técnicas
Sensor de imagem: CMOS 1/2.3”
Resolução: 12 MP (foto) e 4K a 30fps (vídeo)
Armazenamento: 8GB interno, expansível por MicroSD
Estabilização:três eixos mecânico
Autonomia: 31 minutos
Dimensões: 214x91x84 mm (com hastes recolhidas)
Peso: 905 gr

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version