Ryze Tello

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Criado não só para entreter adultos, como crianças, o Tello tem a particularidade de permitir a sua utilização em projectos educacionais a nível de programação, através de plataformas como o Scratch, ou o próprio SDK, que permite controlar o drone através de uma linha de comandos.

Recorrendo a um processador Intel de 14 núcleos e um eficaz sistema de detecção de colisões, composto por dois sensores e uma câmara, bem como software desenvolvido pela DJI, o Tello revelou ser um drone tão estável quanto o Spark para filmar em interiores, mas no exterior foi bastante limitado.

Estas limitações devem-se às dimensões reduzidas, que o tornam bastante susceptível às rajadas de vento, pelo que recomendamos que evite voar sempre que estiverem condições adversas, caso contrário nunca mais o irá apanhar, já que facilmente perderá o alcance máximo suportado pela ligação (100 metros sem obstáculos).

Outras limitações detectadas estão relacionadas com o sensor de imagem principal, que além de ser fixo (não tem estabilizador), tem uma resolução limitada a 5 MP, e vídeo 720p a 30 fps. Infelizmente, não existe grande tipo de ajustes nas definições da imagem, além de um simples ajuste da qualidade de Normal para High, ou alteração do Bit Rate do vídeo, entre Auto, 1 Mb a 4 Mb. Não espere melhorias significativas da qualidade de imagem, pelo menos no vídeo, já que as fotos surpreendem pela positiva.

O Tello tem ainda outra limitação, referente à captação de imagem, visto não existir nem memória interna, nem leitor de cartão de memória, sendo os conteúdos transmitidos para a limitada aplicação do Tello, que por sua vez não permite partilhar os mesmos, nem para um serviço de armazenamento online, nem para redes sociais.

Em termos de pilotagem, o Tello é dos drones mais simples de usar, existindo diversos modos de voo adicionais, como os chamados Flips 8D, onde poderá fazer voltas ao drone no ar, de um lado para o outro, frente para trás, e vice-versa, lançar e aterrar o Tello a partir da mão, bem como colocá-lo a voar em torno de si enquanto filma, entre outros.

Ponto Final

Limitado em termos de qualidade de imagem, o Tello é dos drones mais compactos, mais eficazes e divertidos de pilotar que já experimentámos. O preço justifica-se em pleno para quem queira iniciar-se, mas é demasiado limitado para poder ser considerado como um drone suplente, papel que deverá ser desempenhado pelo DJI Spark.

+ Preço
+ Facilidade de utilização
– Qualidade do vídeo

Funcionalidades: 1,5
Experiência: 2,5
Preço: 4
Pontuação: 8

Distribuidor: Comercialfoto
Site: ryzerobotics.com
Preço:€109

Características Técnicas
Resolução do vídeo: 720p30fps
Resolução fotografia: 5MP(2592 x 1936)
Gimball: estabilização electrónica
Autonomia:13minutos (em condições ideais)
Dimensão:98 x 92,5 x 41mm
Alcance: 100m (distância)/ 10 m (altura)

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version