Proteja-se do ransomware

Por: Mafalda Freire
Tempo de leitura: 5 min

O ransomware é um tipo de malware especialmente nefasto dado que encripta os ficheiros do computador, obrigando ao pagamento de um regaste para os «libertar». Neste tutorial vamos mostrar-lhe como pode evitar um ataque ou como pode recuperar os ficheiros do seu PC se este já estiver infectado.

1 – Downloads seguros
Os programas maliciosos, como o ransomware, podem vir com ficheiros e programas descarregados online, por isso é preciso ter cuidado quando faz o download de novas aplicações. Tente sempre aceder e instalar o programa através do site do programador e verifique se o URL começa com https, para ter a certeza de que é um site seguro. Se é um fã dos sites de torrents, certifique-se de que usa fontes seguras e legítimas.

2- Esteja atento aos emails
Quando recebe um email com anexo, mesmo quando é de alguém que conhece, analise-o bem antes de abrir. Os criminosos tentam, muitas vezes, enganá-lo com emails sobre encomendas ou facturas e, por vezes, podem usar contas de email que foram comprometidas ou mesmo roubadas. Se vir um email suspeito, apague-o de imediato sem o abrir.

3 -Faça backup dos seus ficheiros
A prevenção é sempre o melhor remédio;por isso aconselhamos que faça regularmente uma cópia de segurança dos seus ficheiros – em caso de um ataque pode, simplesmente, restaurá-los sem qualquer prejuízo, isto se mantiver esse backup fisicamente noutro local, como um disco externo ou pen. Aconselhamos que experimente o AOMEI Backupper (bit.ly/2tbK5VO), um programa grátis que faz backup e restaura ficheiros de forma rápida e fácil.

4– Instale uma solução de segurança
Nenhum computador deve estar sem protecção de um antivírus e existem dezenas de programas, alguns melhores que outros. O Windows 10 tem o Windows Defender, mas esta solução não tem as taxas mais altas de detecção demalware. Assim, aconselhamos que experimente o Avira Free Security Suite (avira.com) porque é intuitivo e é particularmente bom a detectar e bloquear ransomware.

5- Tenha o software do seu computador actualizado
Os cibercriminosos costumam exploraras vulnerabilidades de segurança existentes no Windows e em outros softwares. Assim, assegure-se de que instala as actualizações de segurança do sistema operativo da Microsoft assim que as mesmas são disponibilizadas.

A maioria dos programas faz atualizações automáticas mas para aqueles que não o fazem pode usar a funcionalidade ‘Software Updater’ do Avira. Esta ferramenta faz um scan ao PC para encontrar software mais antigo e em seguida descarrega a versão mais recente que exista.

6 – Restaurar e recuperar
Até aqui o tutorial ensinou-o como evitar que o seu PC seja infectado com ransomware mas às vezes isso é inevitável. Se tal acontecer, não entre em pânico. Se fez o backup com o AOMEI Backupper, pode restaurar os ficheiros ou o sistema através da opção ‘Restore’ do programa. Se tiver dúvidas no processo poderá consultar a ‘Ajuda’ do AOMEI Backupper em bit.ly/2rSOLMA.Em alternativa, faça a recuperação e restauro através do próprio Windows 10. Para tal, sugerimos que consulte a área de ajuda da Microsoft em bit.ly/2Nb54P4.

7 – Desencriptar ficheiros gratuitamente
Se não tiver feito um backup dos seus ficheiros, não se preocupe porque ainda há formas de resolver o problema sem ter de pagar o resgate. Nem todo o ransomware funciona da mesma maneira, por isso a Avast criou uma série de ferramentas de desencriptação gratuitas que estão disponíveis em bit.ly/2tbCiay. Se clicar no nome do ransomware irá ver uma lista dos sintomas causados pelo mesmo e poderá fazer o download da respectiva ferramenta de remoção.

8 – Desbloquear o ecrã
Se o ecrã do seu PC estiver bloqueado, vai precisar da Ransomware Screen Unlocker Tool da TrendMicro (bit.ly/1qiSmSp). A ferramenta tem duas versões: uma para o caso de ainda conseguir iniciar o Windows em ‘Modo de Segurança’ (descubra se consegue fazer isso em bit.ly/2meBg8W) e outra para o caso de não conseguir. Depois de instalar basta correr o assistente e o seu ecrã será desbloqueado rapidamente.

Seguir:
Jornalista da área de tecnologia B2C e B2B. Fã de tudo o que seja tech, especialmente o que está relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo universo do Star Wars.
Exit mobile version