Projecto com potencial para revolucionar a medicina e indústria vence Prémio Científico IBM

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
IBM/ Softinsa

Na próxima quarta-feira, dia 16 de Janeiro, o Instituto Superior Técnico (IST) recebe a cerimónia de entrega do Prémio Científico IBM que distinguiu este ano o trabalho de uma investigadora desta instituição.

O evento contará com a participação do Presidente da República, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Presidente do IST, e do Presidente da IBM Portugal, entre outras personalidades.

O trabalho de investigação da autoria de Marija Vranic, natural da Sérvia, usou supercomputadores para abordar o estudo dos efeitos de feixes laser de alta densidade energética e as suas aplicações em campos como a medicina, podendo levar à construção de fontes compactas de partículas e de radiação de raios-X e raios-gama. Entre outras, estas fontes podem ser usadas para examinar materiais industriais e fazer imagens médicas de contraste elevado.

Para Marija Vranic, “É uma grande honra receber este Prémio da IBM, uma vez que é um reconhecimento importante do meu trabalho, juntando-me aos restantes premiados que têm demonstrado um percurso bem-sucedido nas mais diversas áreas científicas e de inovação. Este trabalho, que me permite conciliar a minha paixão pela Programação, Física e Matemática, é desenvolvido ao nível da computação de alto desempenho associado à tecnologia laser e vai possibilitar que surjam novidades para fins industriais e aplicações médicas, facto que me deixa muito orgulhosa”.

O Prémio Científico IBM distingue anualmente os melhores trabalhos de elevado mérito científico no campo da computação e das novas tecnologias, estimulando jovens investigadores a divulgarem as suas pesquisas.

O júri é constituído por um grupo de cientistas e académicos, de diferentes domínios, que distingue o trabalho mais original e com maior potencial para impactar a investigação científica aplicada ao mundo real e contribuir para projectar o futuro da ciência e da inovação em Portugal.

Via IBM, Softinsa, Instituto Superior Técnico (IST).

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version