Play – HP Omen 27

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A HP “acordou” um pouco tarde para o mercado do gaming, mas isso não a tem impedido de criar uma linha de bons computadores e periféricos. Desta vez coube-nos testar o novo monitor Omen de 27 polegadas, um modelo que se destaca por utilizar um painel do tipo TN de 27 polegadas, resolução QHD (2560 x 1080) e compatibilidade com o sistema Nvidia G-Sync, que garante uma maior fluidez da imagem, se utilizar no computador uma placa gráfica Nvidia GeForce compatível.

Isto significa que encontrará uma taxa de refrescamento máxima de 165 Hz, e um tempo de resposta de 1 ms (em escala de cinzentos), existindo ainda a tecnologia ULMB (Ultra Low Motion Blur), sistema esse que não pode ser utilizado em conjunto com o sistema G-Sync. Para poder activar qualquer um destes sistemas, terá de os procurar nos pouco intuitivos menus disponíveis.

Utilizando este monitor num computador equipado com uma placa gráfica compatível com o G-Sync, rapidamente perceberá o porquê de ter investido mais num monitor com esta tecnologia, sendo o resultado, em termos de fluidez, superior a qualquer outra tecnologia disponível no mercado, embora o custo seja elevado.

Se a utilização do monitor for exclusivamente jogos, valerá a pena considerar este monitor, que tem a vantagem de ser um dos monitores de 27 polegadas de resolução QHD com G-Sync mais baratos do mercado, porém, se pretende utilizar o monitor para um tipo de utilização mais quotidiano, recomendamos que opte por modelos equivalentes que utilizem painéis do tipo VA, que garantem uma imagem com cores mais fidedignas e ângulos de visualização superiores.

Em muitos casos, estes monitores utilizam a tecnologia FreeSync, de actuação semelhante ao Nvidia G-Sync, embora menos eficaz, daí a diferença de preço significativa. Quanto a este HP Omen 27, falta apenas referir a excelente qualidade de construção, como a utilização de uma base muito sólida, e a presença de duas entradas de vídeo, a obrigatória HDMI 1.4 e umaDisplayPort1.2, existindo ainda duas saídas USB 3.0 e saída de áudio, para ligar directamente os seus periféricos, como teclado, rato e auscultadores.

Ponto final

Embora tenha um preço elevado, este Omen é um dos monitores de 27 polegadas com G-Sync mais acessíveis. De funcionamento muito eficaz, a qualidade de imagem não nos convence para quem procura um monitor para utilização mais quotidiana, mas para jogos, é perfeito.

+ Construção sólida
+ Funcionalidades suportadas
– Qualidade de imagem

Qualidade de imagem: 3
Experiência de utilização: 2,5
Preço/qualidade: 2
Nota final: 7,5

Distribuidor: HP
Site: hp.com/pt
Preço: €629

Ficha técnica:
Ecrã: 27” 16:9 (Painel TN)
Resolução: 2560 x 1440 (165 Hz)
Tempo de resposta : 1 ms (gray to gray)
Ligações: HDMI 1.4, DisplayPort 1.2, USB 3.0, jack 3,5 mm
Dimensões:613,6×533,6mmx272,5mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version