O Windows 10 vai reservar espaço no disco para facilitar actualizações

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Para resolver um bug que faz com que o Windows Update não verifique o espaço disponível em disco antes de começar uma actualização, a próxima versão do Windows 10 vai começar a reservar pelo menos 7 GB de espaço no disco para haver a garantia de que existe espaço para descarregar e instalar as actualizações de maiores dimensões.

A Microsoft já tinha avisado os utilizadores, antes da disponibilização da actualização de Outubro de 2018, que nos sistemas com pouco espaço disponível, iria ser mostrada uma mensagem de erro se não fosse possível instalar as actualizações mais pesadas, ou novas versões do sistema operativo.

Isto acontece porque o Windows Update não verifica o espaço disponível no disco de instalação antes de começar a actualização. A solução proposta pela Microsoft, neste momento, é que os utilizadores apaguem os ficheiros que não sejam necessários e que movam os ficheiros que não possam perder para dispositivos de armazenagem externos para arranjar espaço para descarregar e instalar as actualizações.

Naturalmente, este problema faz sentir mais em dispositivos com pouca capacidade de armazenagem, como os computadores mais baratos que têm apenas 32 Gb de espaço.

A partir da versão 1903 do Windows 10, que será disponibilizada este ano, a Microsoft vai incluir a funcionalidade ‘armazenagem reservada’, que vai reservar cerca de 7 GB de espaço, possivelmente até mais, para fazer com que as actualizações sejam instaladas sem problemas.

No entanto, este espaço reservado não vai ficar sem utilização, será a zona do disco em que o Windows vai colocar os ficheiros temporários que são utilizados pelo sistema nas actividades diárias. Assim que começar o trabalho de instalação de uma actualização esses ficheiros são apagados automaticamente.

O espaço ocupado pela ‘armazenagem reservada’ será mais ou menos fixo e só aumentará se os ficheiros temporários ocuparem mais espaço do que está alocado. Este sistema funcionará em conjunto com o utilitário de gestão de disco ‘Storage sense’ que já consegue deslocalizar ficheiros do disco físico para a nuvem automaticamente quando é necessário.

A nova funcionalidade estará ligada automaticamente nos computadores que já trouxerem o Windows versão 1903 e para os utilizadores que fizerem uma instalação limpa desta versão nas suas máquinas. O espaço reservado não poderá ser removido pelo utilizador, mas será dada a possibilidade de se definir a quantidade de espaço utilizada.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version