NEC demonstra transmissão digital em tempo real com multiplexagem de modos OAM na banda de 80GHz

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min
NEC

A NEC Corporation anunciou a demonstração bem-sucedida, a nível mundial, de uma transmissão digital sem fios em tempo real com multiplexagem de modos de Momento Angular Orbital (OAM), a uma distância de 40 metros na banda dos 80GHz.

A NEC pretende utilizar esta tecnologia para a sua série iPASOLINK de produtos de comunicação por micro-ondas e ondas milimétricas, capazes de oferecer soluções de backhaul móvel de alta capacidade para as redes 5G.

Esta pesquisa foi conduzida como parte do “Projecto de Pesquisa e Desenvolvimento do Rádio com Multiplexagem de Modos OAM permitindo a Transmissão de Capacidade Ultra Alta em bandas de ondas Milimétricas”, sob um contrato com o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão.

No futuro, a NEC está a planear realizar 128 bps/Hz, bem como transmissão a 100 metros na banda-D de frequências mais altas (130 a 174,8GHz).

A transmissão a 100 metros na banda-D, segundo a NEC, será uma das tecnologias chave aplicáveis ao backhaul para estações-base 5G e ao fronthaul entre a CU (Unidade Central: estação-base de agregação) e a DU (Unidade Distribuída: estação remota).

Via NEC Corporation.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version