Mais de 3 mil obras do património cultural português digitalizadas no Google Arts & Culture

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Google/ Museu Nacional dos Coches

A influência dos portugueses na arte japonesa, os azulejos, os coches e os grandes nomes da arte portuguesa estão entre as mais de três mil imagens digitalizadas no Google Arts & Culture para o lançamento do projecto Portugal: Arte e Património.

Em colaboração com o Ministério da Cultura e com a Direcção-Geral do Património Cultural, 22 instituições disponibilizaram as suas colecções “para irem além do espaço físico, permitindo que pessoas de todo o mundo possam conhecer e aprofundar o conhecimento da cultura portuguesa”.

Entre as obras, mais de mil foram capturadas na Art Camera da Google, uma câmara capaz de digitalizar em alta resolução e revelar detalhes que poderiam passar despercebidos a olho a nu. “O Grande Panorama de Lisboa” é um dos exemplos, um documento histórico de Lisboa que pode ser contemplado virtualmente no mais pequeno detalhe.

“Com o Google Arts & Culture, estamos a disponibilizar, de forma gratuita, uma tecnologia pensada para o sector cultural. Colaboramos com as instituições para desenvolver inovações que possam facilitar o acesso à cultura, independentemente de onde estiverem”, destacou Helena Martins, responsável de políticas públicas da Google para Portugal.

Ao todo, são mais de 80 mostras digitais e 18 tours em realidade virtual, com a arquitectura, o teatro, a música, a história de Inês de Castro, mulheres que quebraram barreiras, e uma viagem com Luís Vaz de Camões que “desafiam as pessoas a mergulharem na cultura e entenderem mais sobre os diferentes aspectos que compõem o património de Portugal.

As colecções de Portugal: Arte e Património estão disponíveis no website e na aplicação do Google Arts & Culture.

Via Google.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version