Fujifilm Instax Square SQ6

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Se tinha dúvidas de que os movimentos retro estavam na moda, que tal lhe dizermos que testámos a mais recente máquina da Fujifilm que tem a particularidade de ser… analógica?

A nova Instax Square SQ6 é a primeira máquina analógica de formato quadrado a usar os papéis Fujifilm Instax Square, tendo esta um funcionamento muito parecido às clássicas Polaroid. Sabemos que os responsáveis da Fujifilm não gostam desta comparação, mas é impossível não a fazermos.

Juntamente com a SQ6, a Fujifilm fornece a obrigatória alça para facilitar o transporte, três filtros coloridos para o flash, um pacote de dez folhas e duas pilhas de lítio CR2, as mesmas usadas nos dispositivos da Via Verde, ou seja, não são recarregáveis, são algo dispendiosas (8,5 euros, cada) e difíceis de encontrar à venda nas lojas.

Com uma autonomia para trezentas fotografias, não conseguimos compreender o porquê da utilização desta pilha em detrimento de uma bateria ou pilhas recarregáveis de formato tradicional.

Quanto ao funcionamento, temos uma objectiva retráctil de 65,75mm, três modos de disparo e um espelho frontal, colocado na objectiva, para facilitar o enquadramento das selfies. Além do custo do papel ser algo elevado para uma utilização intensa (cada pack de dez folhas custa 9,99 euros), o tempo de processamento das imagens demora cerca de noventa segundos, o que tornará impossível repetir algumas fotografias, caso a imagem tirada fique mal focada ou com a exposição incorrecta, algo demasiado frequente para o nosso gosto.

Mas, no meio destas falhas e teimosias, quando funciona bem, ficamos com boas imagens e um processo que nos deixará um sorriso na cara, tais são as boas memórias que esta SQ6 nos fará reviver.

Nota: 4/5
fujifilm.eu/pt| €135

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version