Filelight – Um analisador de espaço em disco open source

Por: André Paula
Tempo de leitura: 2 min

Muitas são as distribuições linux que tem por omissão uma aplicação para analisar a ocupação dos discos e por isso, regra geral não é necessário instalar nenhuma alternativa, mas nem sempre essa aplicação é apelativa, ou muitas vezes como é o caso no Kde Neon, do Kubuntu ou de outra que tenha o ambiente gráfico Kde Plasma 5, não vêm com nenhuma que faça o mesmo que o Baobab da Gnome faz. Foi então que encontrei o Filelight, um analisador de discos desenvolvido pelo Kde, que não só é graficamente apelativo, como a instalação é simples e tem características muito interessantes, senão reparem:

A instalação pode ser feita usando o gestor de pacotes gráfico da distribuição que usam, no meu caso, o Kubuntu tem o Discover como podem ver na imagem, ou então usando o comando ( sudo apt install filelight ), para distribuições com base em Ubuntu ou Debian.

Quando o programa é aberto, por omissão, aparecem em forma circular, não só os discos físicos como algum serviço na nuvem que usem e que tenha integração com o gestor de ficheiros da distribuição linux, no meu caso uso o Pcloud, como podem ver na imagem.

Algo que particularmente gosto é seleccionar uma parte especifica da partição e ver em detalhe o que está a ocupar aquela parcela, inclusive a quantidade de ficheiros pequenos, que não vem seleccionado por omissão. Se não gostarem das cores em ‘Arco iris’ podem alterar, também ampliar ou reduzir o tamanho do gráfico e do tamanho da letra da legenda, fazer pesquisa por pasta especifica e configurar atalhos, tornando a navegação mais pratica.

É a aplicação que aconselho a instalarem se usam o Kde Plasma como ambiente gráfico, mas se ainda usam Windows, também é possível instalar, porque como viram, é prática, simples de usar e instalar.
Esta foi a sugestão open source desta semana.

Boas instalações!

Seguir:
Estar sempre actualizado com as novidades tecnológicas é para mim importante, em especial com tudo o que esteja relacionado com open source, linux e software livre, por isso tenho um podcast e escrevo sobre estes temas.
Exit mobile version